GERAL

Tribunal derruba liminar que reabria inscrições para o Enem

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região acolheu o pedido de recurso do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e derrubou ontem a liminar

Publicado em 22/08/2009 às 00:32Atualizado em 20/12/2022 às 11:01
Compartilhar

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região acolheu o pedido de recurso do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e derrubou ontem a liminar (decisão provisória) que determinava a reabertura das inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Na decisão de quinta-feira (20), o juiz Bruno Otero Nery, da 6ª Vara Federal do Rio de Janeiro, determinava que as inscrições – encerradas há um mês – fossem reabertas e prorrogadas até as 23h59 do dia 28, para que os candidatos que não tivessem CPF também pudessem se inscrever no exame, atendendo a uma solicitação do Ministério Público Federal. “Tendo em vista que os participantes do Enem encontram-se na faixa etária média compreendida entre 15 e 17 anos, na qual não é exigido seu cadastro no Ministério da Fazenda, a ausência de tal inscrição não pode gerar sanções ao indivíduo nesta faixa etária”, dizia a decisão.

Ontem, o Inep informou que “a medida liminar foi proferida sem que o Instituto ou o Ministério da Educação fossem ouvidos” e que “as inscrições transcorreram normalmente, não havendo registro de problemas relativos à exigência do CPF”. O Enem deste ano será realizado nos dias 3 e 4 de outubro em 1.619 municípios. A prova terá, no total, 180 questões e uma redação. Segundo o Inep, mais de 4,5 milhões de candidatos se inscreveram para participar do exame.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por