A Uber divulgou a lista de veículos que serão excluídos de suas categorias premium a partir de 5 de janeiro de 2026. A empresa de transporte por aplicativo anunciou nesta segunda-feira (13/10) que modelos como Citroën Basalt e Renault Kardian não poderão mais operar na categoria Black, enquanto o Renault Logan será removido da categoria Comfort a partir de 6 de julho de 2026.
As mudanças foram definidas após pesquisas com usuários e análises de mercado, que identificaram a necessidade de atualizar a frota aceita nas categorias de maior valor. Os critérios consideraram principalmente aspectos valorizados pelos passageiros, como espaço interno e ano de fabricação dos veículos.
"Continuar a aprimorar a experiência dos parceiros e seus passageiros com as categorias premium da Uber, e aumentar a atratividade desses produtos", justificou a empresa sobre as alterações.
Uber Black
Na categoria Black, o Volkswagen Virtus só poderá ser utilizado se for fabricado a partir de 2026 em Belo Horizonte. Já modelos como Renault Duster, Volkswagen Nivus e Honda City precisarão ter ano de fabricação mínimo de 2023 na capital mineira.
Outros veículos que serão excluídos da categoria Black, independentemente do ano de fabricação, incluem Caoa Chery Tiggo 3X, Caoa Chery Tiggo 3, Hyundai Kona, Jac J3, Jac iEV 40 e Peugeot E-2008.
Para operar na categoria Black, os motoristas precisam ter realizado mais de 100 viagens em outras categorias da plataforma (exceto Uber Moto, Flash Moto e Uber Taxi) e manter média de avaliações de no mínimo 4,85. Os veículos também devem possuir ar-condicionado, quatro portas e cores específicas: preto, chumbo, prata, cinza, azul marinho, marrom ou branco.
Uber Comfort
Já na categoria Comfort, as mudanças estabelecem anos mínimos de fabricação para diversos modelos. De acordo com as regras válidas para Belo Horizonte, os modelos Toyota Etios Sedan, Volkswagen Voyage, Chevrolet Prisma, Renault Logan e Chevrolet Cobalt precisarão ter sido fabricados a partir de 2019. Fiat Argo e Volkswagen Polo deverão ser de 2023 em diante.
Os requisitos para veículos da categoria Comfort incluem ar-condicionado, quatro portas e capacidade para no mínimo cinco passageiros. Os motoristas desta categoria também precisam cumprir com a exigência de ter mais de 100 viagens na plataforma e média de avaliações mínima de 4,85 em determinadas capitais.
Para a categoria UberX, as mudanças variam conforme o município, mas a empresa informa que veículos fabricados em 2015 ou antes não receberão viagens em cidades que possuem regulamentações locais sobre limite de idade dos veículos.
Fonte: O Tempo