OS DADOS

Pesquisa revela que brasileiros creditam mais engajamento a boa escolhas tipográficas

Publicado em 14/10/2025 às 20:16
Compartilhar
 (Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

Mais de 9 em cada 10 usuários de redes sociais no Brasil (92%) acreditam que fontes tipográficas bem escolhidas aumentam o engajamento dos conteúdos, revela uma pesquisa inédita da Monotype que ouviu mais de 12 mil pessoas em seis países: Brasil, Espanha, Alemanha, França, Reino Unido e Estados Unidos. O resultado revela um consenso cultural raro: para brasileiros de todas as idades, a fonte é determinante na forma de comunicar e gerar interação online.

A Monotype, líder global em tipografia e tecnologia, divulgou hoje os resultados de sua pesquisa internacional "Fontes, Sensações e Percepções: Atitudes Geracionais em Relação à Tipografia". O levantamento, conduzido pela Censuswide em 2025, ouviu mais de 12 mil usuários de redes sociais entre 16 e 79 anos. Os resultados mostram que o Brasil se destaca como o mercado mais consciente do papel das fontes na comunicação digital -- e essa percepção atravessa todas as gerações.

Foram entrevistados 2.000 participantes por país, distribuídos igualmente entre as quatro gerações analisadas -- Baby Boomers (61-79 anos), Geração X (45-60), Millennials (29-44) e Geração Z (16-28).

Tipografia é unanimidade no Brasil e atravessa gerações

A tipografia não é valorizada apenas pelos jovens no Brasil -- é uma constante cultural que atravessa gerações, ao contrário da maioria dos outros países pesquisados.

Segundo o estudo da Monotype, 90% dos brasileiros afirmam que a escolha da fonte é importante para a comunicação nas redes sociais. A consistência é notável entre as faixas etárias: 88% dos Boomers, 91% da Geração X, 94% dos Millennials e 88% da Geração Z compartilham dessa visão. Diferentemente de outros países, onde o reconhecimento cresce entre os mais jovens, no Brasil a tipografia é valorizada de forma homogênea.

"Os dados do Brasil indicam que a tipografia é um ponto de convergência entre gerações e evidenciam que o país é destaque na cultura tipográfica internacional. Em todas as faixas etárias, os brasileiros expressam consistentemente a paixão pela tipografia, tratando as fontes não como detalhes, mas como ingrediente mais importante na forma como se comunicam e criam", comenta Fernando Mello, Designer de Tipos Sênior da Monotype

O Brasil lidera em atenção às fontes entre os mercados pesquisados que usam o alfabeto latino. As fontes não são apenas escolhas estéticas, mas sinais sociais com consequências reputacionais: 71% dos brasileiros admitem julgar outras pessoas com base em suas escolhas tipográficas -- índice superior ao registrado na França (62%), Espanha (60%), Alemanha (53%), Estados Unidos (48%) e Reino Unido (47%).

Outro destaque é a crença no poder das fontes para gerar engajamento: 92% dos brasileiros acreditam que fontes bem escolhidas aumentam curtidas, comentários e compartilhamentos, percentual mais alto entre todos os países pesquisados (Espanha aparece em segundo lugar, com 87%).

A pesquisa também aponta que a tipografia influencia a forma como as marcas são percebidas: 70% dos brasileiros consideram a escolha da fonte um fator determinante para a imagem de uma marca -- índice superior ao da Alemanha (59%), segunda colocada nesse aspecto.

"Os resultados mostram que, no Brasil, a tipografia não é vista apenas como estética, mas como linguagem cultural, expressão pessoal e ativo estratégico de branding", afirma Tom Foley, Diretor Criativo Executivo da Monotype. "Enquanto em outros mercados há diferenças claras entre gerações, no Brasil as fontes são valorizadas de maneira transversal, refletindo um entendimento coletivo de seu impacto na comunicação."

                                                                       

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por