Comitiva de Moçambique busca projetos em Uberaba para desenvolver a agricultura familiar e políticas para Habitação Popular. Castro Sanfins Namuaca, prefeito da cidade de Nampula, esteve ontem em Brasília e retorna nesta sexta-feira para fechar acordo de cooperação técnica com o governo municipal.
Em entrevista à Rádio JM, Castro explica que, assim como todo o continente africano, Nampula é uma cidade onde 50% das pessoas vivem abaixo da linha da pobreza e não têm o mínimo suficiente para sobreviver. De acordo com ele, a atividade agrícola é bastante presente na periferia, mas faltam incentivos à produção.
Após reunião com o prefeito Anderson Adauto (PMDB) esta semana, Castro afirma que foram definidos três áreas de interesse. Uma das prioridades é a experiência na agricultora familiar, principalmente os projetos que viabilizam a venda direta de produtos agrícolas para entidades assistenciais com subsídio do governo federal. Outra iniciativa é a construção de casas populares, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, cujo modelo será também implementado em Moçambique.
Além disso, o prefeito de Nampula conheceu unidades básicas de saúde e como funciona o atendimento social básico.