Levantamento do Sebrae indica que o Brasil tem aproximadamente 300 mil lojas. Destas, 11% são do setor de vestuário. Como o mercado da moda é bastante dinâmico, muda pelo menos duas vezes ao ano e é influenciado diretamente pelas tendências internacionais. Fatores climáticos e sazonalidade exercem influência direta nas vendas. Prova disso é o aumento significativo das comercializações nos períodos de Natal e dias das Mães e dos Namorados.
Em Uberaba, muitas pessoas apostam no vestuário e lançam novas lojas para atender a grande demanda de clientes que querem estar na moda. Os empresários
Tatiane Junqueira e Luiz Humberto Junqueira acabaram de inaugurar uma nova loja, que também traz novidades em acessórios.
Para atender a um público diferenciado, a coleção inicial é uma mostra do que será a nova moda de inverno que chegará mais tarde em Uberaba este ano. Luiz Humberto Junqueira afirma, ainda, que as peças exclusivas de marcas famosas serão a grande atração no local.
A empresária Jaqueline Lopes também inaugurou uma loja do setor na cidade há quatro meses. Ela já trabalhava em um estabelecimento deste segmento e viu a oportunidade de trazer para Uberaba uma franquia.
A parceria com a sócia Natália Soares deu certo e elas aguardam o carnaval para as vendas voltarem a aquecer e, na sequência, mostrarem a coleção de inverno, prevista para chegar à vitrine só no final de março.
Segundo relatório das Atitudes do Consumidor e Acesso a Mercado de Microempresas Brasileiras da Fundação Getúlio Vargas, 65% dos consumidores compram roupas todo mês, sendo que a maior parte deste percentual é formado por mulheres.
E uma pesquisa realizada pelo Instituto de Estudos e Marketing Industrial (Iemi) concluiu que quando o assunto é moda, os homens representam 56% dos multiplicadores, que são os primeiros a comprar novidades. O restante, ou seja, 44%, são mulheres. Para o estudo, o Iemi entrevistou 3,3 mil pessoas com idade acima de 15 anos, de todas as classes sociais e de diferentes Estados.