Interessados podem se inscrever até quinta-feira, dia 4. O processo seletivo visa preencher 654 vagas ofertadas para todo o Brasil
O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) segue com inscrições abertas para o processo seletivo que visa preencher 654 vagas ofertadas para todo o Brasil, para iniciar o curso em 2024. Para o IFTM, são ofertadas 16 vagas, sendo 8 reservadas para servidores, 3 para ampla concorrência, 1 reservada para PcD (pessoas com deficiência) e 4 reservadas para PPI (pretos, pardos e indígenas). O edital do processo seletivo já está publicado e as inscrições podem ser feitas até o dia 4 de janeiro, exclusivamente via internet, na página do ProfEPT.
A taxa de inscrição é de 150,00 (cento e cinquenta reais), mas para candidatos(as) que estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e sejam membro de família de baixa renda, têm direito à isenção do pagamento da taxa de inscrição. Para isso o(a) candidato(a) deverá, no ato da inscrição e no prazo estabelecido no cronograma de execução do edital, solicitar a isenção de taxa e preencher, integralmente, o Requerimento de Isenção de acordo com as instruções nele constantes.
A seleção será feita por meio do Exame Nacional de Acesso (ENA), marcado para 25 de fevereiro de 2024. A prova vai abranger as bases conceituais e históricas da Educação Profissional e Tecnológica; metodologias de pesquisa e teorias e práticas de ensino e aprendizagem.
O objetivo do mestrado é proporcionar formação, visando tanto à produção de conhecimento quanto ao desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho ao conhecimento sistematizado pertinentes à educação profissional, técnica e tecnológica em espaços formais ou não-formais. O ProfEPT trabalha com duas linhas de pesquisa:
Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)
Trata dos fundamentos das práticas educativas e do desenvolvimento curricular na Educação Profissional e Tecnológica, em suas diversas formas de oferta, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares, que possibilitem formação integral e significativa do estudante, sustentados no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não formais. Considera também as questões relacionadas à Educação de Jovens e Adultos, à Educação Indígena, à Educação e Relações Étnico-raciais, à Educação Quilombola, à Educação do Campo, às Questões de Gênero e à Educação para Pessoas com Deficiências (PCDs) e sua relação com as diversas práticas do mundo do trabalho.
Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)
Trata dos processos de concepção e organização do espaço pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares que possibilitem formação integral e significativa do estudante, sustentados no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não formais. Considera, também, a construção temporal, através dos estudos de memória da Educação Profissional e Tecnológica, que ao longo do tempo, vem configurando os processos de ensino e de organização de seus espaços pedagógicos.
Para mais informações, leia o Edital na página do ProfEPT.