COMBATE À DENGUE

'Vacinas contra dengue devem chegar até novembro', diz secretário de saúde de MG

Expectativa anterior era de chegada ainda em feveireiro com vacinação prevista para março, mas reunião com Governo Federal altera a distribuição dos imunizantes

O Tempo
Publicado em 02/02/2024 às 14:33
Compartilhar

Em meio ao combate travado contra o mosquito transmissor da dengue em Minas Gerais, a vacina como mais uma arma para o enfrentamento da doença deve demorar ainda mais para chegar. "A expectativa é que até novembro devemos receber as vacinas”, afirmou o secretário de saúde de Minas Gerais Fábio Bacchereti durante coletiva para a imprensa nesta sexta-feira (2). Antes, a expectativa era para o final deste mês de fevereiro, quando o grupo de 10 a 14 anos receberia o imunizante. 

A prorrogação do prazo foi dada em uma reunião da pasta com o Conselho de Saúde do Governo Federal, em Brasília, nessa quinta-feira (01), quando um cronograma de remessas foi divulgado para os governos estaduais. O mês exato da chegada à Minas Gerais, contudo, não foi passado por ele.

"No entendimento que tivemos ontem (quinta-feira) em Brasília, é que deve ser nas remessas mais para frente, então, não teremos, a curto prazo”, disse.

Desde 27 de janeiro deste ano, Minas Gerais está em situação de emergência no enfrentamento de arboviroses,e apesar do adiamento, o secretário disse que a alteração no cronograma não muda a situação enfrentada hoje pelo Estado. 

“Não podemos usar a vacina para achar nosso cuidado possa ser afrouxado, pelo contrário, nosso pico de dengue, aqui em Belo Horizonte, por exemplo, será nas próximas semanas, entre fevereiro e março, ou seja, não dá tempo de pensar que a vacina vai proteger, mesmo que seja só os adolescentes, e são duas doses, né? Três meses depois que viria a proteção completa, então, vamos comemorar a vacina, mas vamos tratá-la como uma proteção a médio/longo prazo", afirmou.

O longo prazo também não preocupou o secretário municipal de saúde de Belo Horizonte, Danilo Borges. "Estamos prontos para enfrentar os próximos dias difíceis que estão por vir", garantiu. 

A reportagem questionou sobre as remessas e quantidades de doses que cada estado receberá, mas o Governo Federal ainda não retornou à demanda.

Fonte: O Tempo

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por