GERAL

Vazio sanitário ataca a ferrugem asiática

Acontecerá em Minas Gerais, do dia 1º de julho a 30 de setembro, o Vazio Sanitário da Soja...

Publicado em 30/06/2012 às 17:15Atualizado em 19/12/2022 às 18:47
Compartilhar

Acontecerá em Minas Gerais, do dia 1º de julho a 30 de setembro, o Vazio Sanitário da Soja. Neste o produtor está impedido de plantar e deve destruir qualquer tipo da cultura em suas propriedades. O objetivo da ação é reduzir a proliferação do fungo causador da Ferrugem Asiática, praga que ataca a planta e causa sérios prejuízos econômicos aos produtores. Em Uberaba, mais de 180 propriedades serão fiscalizadas e aquelas que não estiverem cumprindo as regras serão penalizadas.

O vazio sanitário é um período de ausência total de plantas vivas de soja. São 90 dias sem qualquer planta viva em todo o território mineiro. A Ferrugem Asiática da Soja pode causar acentuadas perdas na lavoura, tendo reflexos negativos na rentabilidade do produtor. De acordo com o coordenador do IMA, Rony Adolfo Hein, a planta da soja viva mantém o fungo vivo e, com isto, na próxima safra, o produtor acaba tendo aumento de gastos com fungicidas para proteger as plantas remanescentes que abrigaram o fungo. “Esta é uma técnica comprovada e já estamos realizando esse trabalho há bastante tempo, pois ajuda o produtor”, afirma.

Durante o período do Vazio Sanitário, o IMA tem a meta de fiscalizar, neste ano, 490 propriedades das regiões de Bambuí, Curvelo, Patos de Minas, Patrocínio, Uberaba, Uberlândia e Unaí. Somente na Regional Uberaba, segundo Rony, cerca de 180 propriedades serão vistoriadas, principalmente entre os meses de julho e agosto.

O produtor rural deve destruir todas as plantas de soja na época do vazio sanitário, seja com produtos químicos ou métodos alternativos de manejo. Aquele que não atender às determinações pode ser autuado com notificação, seguida de multa, que pode chegar a R$ 5 milhões. “São multas muito altas, mas o nosso interesse é que o produtor faça o vazio sanitário, por que na realidade, se ele não fizer, o prejuízo será para ele próprio na próxima safra. Mas a impressão que temos é que todos estão conscientes e têm executado o vazio. Já estamos passando pelo campo e é possível perceber pouca soja remanescente nas lavouras”, explica Rony.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por