DESPEDIDAS

Velório das vítimas em queda de avião será segunda-feira em Cascavel

Local onde serão feitas as últimas homenagens às vítimas foi definido pela prefeitura do local

O Tempo
Publicado em 11/08/2024 às 11:16Atualizado em 11/08/2024 às 11:17
Compartilhar
Avião da empresa Voepass caiu em um condomínio residencial matando 62 pessoas (Foto/Nelson Almeida/AFP)

Avião da empresa Voepass caiu em um condomínio residencial matando 62 pessoas (Foto/Nelson Almeida/AFP)

As vítimas da queda do avião da Voepass em Vinhedo, no interior de São Paulo, serão veladas na cidade de Cascavel, no Paraná, de onde a aeronave havia decolado.

Os próximos passos após a tragédia que entrou na lista dos maiores desastres aéreos do país foram definidos em uma reunião entre representantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e de secretarias, além do prefeito da cidade de Cascavel, Leonaldo Paranhos. A última despedida ocorrerá no Centro de Eventos de Cascavel, onde já está sendo preparado para a cerimônia a partir da próxima segunda-feira (12).

A própria prefeitura é quem está em contato com as famílias para organizar o sepultamento.

No início da noite deste sábado (10), o Corpo de Bombeiros informou que finalizou a retirada dos 62 corpos do local do acidente. O Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo trabalha agora na identificação das vítimas, com ajuda de peritos da Polícia Federal (PF).

A conclusão do resgate dos 62 mortos na queda do avião da Voepass no início da noite deste sábado (10) desloca as atenções envolvendo a tragédia para a identificação das vítimas e a investigação das causas da queda.

 A aeronave caiu na tarde de sexta-feira (9) na cidade de vinhedo, no interior de São Paulo, matando todos os 58 passageiros e 4 tripulantes. Inicialmente, a companhia aérea havia contado 61 vítimas, mas corrigiu o número neste sábado.

Ao todo, 34 corpos masculinos e 28 femininos foram retirados do local da tragédia e encaminhados para a unidade central ao IML (Instituto Médico Legal) de São Paulo para a identificação e liberação às famílias, segundo o governo estadual. A última vítima foi retirada dos destroços pouco antes das 19h.

Além de colaborar para a célere retirada dos restos mortais, a queda em local de fácil acesso também contribuiu para a investigação. O relatório preliminar está previsto para ser concluído em 30 dias, segundo a FAB (Força Aérea Brasileira).

 
Dois gravadores de voo --conhecidos como caixa-preta-- foram recuperados e transferidos para o Labdata (Laboratório de Análise e Leitura de Dados de Voo) do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáutico) ainda na manhã deste sábado. Com isso, a análise dos dados começou.

Os gravadores têm diferentes funções. O primeiro, identificado pela sigla em inglês CVR (Cockpit Voice Recorder), registra o que foi conversado na cabine. O outro, o FDR (Flight Data Recorder), anota dados do voo, como altitude, meteorologia e velocidade.
Preparação, extração e degravação de dados devem prosseguir de maneira ininterrupta. A análise poderá dar detalhes sobre o funcionamento do equipamento e fatores humanos que podem ter provocado a queda.

A aeronave viajava de Cascavel (PR) para Guarulhos (Grande São Paulo) quando caiu bruscamente no condomínio Recanto Florido, no bairro Capela, em Vinhedo.

Imagens feitas por moradores mostram que o avião sofreu uma queda praticamente vertical, quase sem deslocamento horizontal, embora o som dos motores indique que poderiam estar funcionando.

Fonte: O Tempo

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por