Vendas à vista de eletroeletrônicos e eletrodomésticos já aumentaram significativamente em Uberaba e os comerciantes esperam manutenção do crescimento deste setor nos últimos dias deste ano. Os comerciantes falam em elevação de até 60% das comercializações em comparação com o mesmo período do ano passado.
“Um grande diferencial este ano são as formas de pagamento. Diferente dos anos anteriores, 45% das vendas em 2010 foram à vista ou no cartão e 55% no carnê da loja. Antes, o parcelamento no carnê era o mais procurado”, explica José Renato, gerente de crediário de uma loja do segmento instalada na cidade.
Pesquisa feita pelo Instituto Data Popular aponta a classe C como a principal consumidora desses equipamentos, no país, durante o governo Lula.
O levantamento, realizado a partir de informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que essa camada social deve responder por 45% das vendas no fechamento do ano. Em 2003, essa faixa tinha 27% das compras. Em contrapartida, o consumo das classes A e B caiu de 55% para 37%.
José Renato vê dificuldade na identificação da classe a que pertence o consumidor. “Só é possível fazer esta observação se a pessoa optar pelo carnê, pois a partir das informações presentes no cadastro, conseguimos descobrir”, ressalta.