Pesquisa Vox Populi/iG divulgada ontem indica uma vantagem de 14 pontos da candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, sobre seu adversário, José Serra, do PSDB. Na pesquisa estimulada, na qual são considerados apenas os votos válidos, Dilma seria eleita com 57% dos votos, contra 43% de Serra. A distância entre os dois candidatos é a mesma apontada no último levantamento feito pelo instituto no dia 19 desse mês.
O Vox Populi ouviu três mil pessoas em 214 municípios, entre os dias 23 e 24 deste mês. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob número 37059/10 em 20 de outubro.
Na consulta espontânea, Dilma mantém a dianteira sobre o tucano em 11 pontos. A ex-ministra da Casa Civil aparece com 49% das intenções de votos, dois pontos a menos que na pesquisa realizada na semana passada. José Serra, com 38%, um ponto a menos que na consulta anterior.
O número de eleitores que pretendem votar nulo ou em branco permaneceu o mesm 6%. A pesquisa apontou, no entanto, um aumento de três pontos percentuais no número de pessoas que ainda não se decidiram. Esse percentual passou de quatro para 7%.
Empate. Já a campanha do candidato tucano decidiu registrar no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pesquisas eleitorais internas para poder divulgar seus resultados que, segundo afirmou na tarde de ontem o candidato a vice Indio da Costa (DEM), apontam empate técnico com a adversária Dilma Rousseff (PT).
Serra aparece ao menos 12 pontos percentuais atrás de Dilma Rousseff (PT) nas últimas pesquisas divulgadas. Indio afirmou que os levantamentos internos da campanha tucana dão empate técnico.
A campanha de Indio contratou o GPP, por R$ 160 mil, para realizar pesquisas entre sábado e ontem, ouvindo 4.047 pessoas. Ela está registrada no TSE sob o número 37.219/2010. A pesquisa será divulgada hoje.