Pelo menos três homens armados de escopetas invadiram a “Fazenda Lajeado” e tentaram furtar cabeças de gado leiteiro, mas o caminhão boiadeiro contratado para o transporte atolou na estrada e nenhum animal foi roubado. Funcionários da fazenda foram rendidos, amarrados e mantidos reféns por algumas horas. Os autores fugiram levando alguns pertences das vítimas e esqueceram para trás alguns objetos pessoais, que foram recolhidos e encaminhados à Perícia Técnica da Polícia Civil. A Polícia Militar foi até o local e diligenciou pela região, mas sem êxito na localização dos autores.
O Centro de Operações da Polícia Militar (Copom/190), em Uberaba, foi informado que na “Fazenda Lajeado” estaria ocorrendo roubo e que os autores se encontravam no local mantendo as vítimas reféns. No local, policiais militares se depararam com um dos proprietários da fazenda aguardando a guarnição, na entrada da propriedade. Juntos, entraram no local, sendo que os autores já haviam fugido e as vítimas estavam em liberdade.
De acordo com o caseiro, 53 anos, ao iniciar, juntamente com sua esposa, os trabalhos diários da fazenda, foi surpreendido por autores armados com arma de fogo (tipo escopeta). Em seguida, foi abordado outro morador da propriedade, de 27 anos. As vítimas foram levadas para um dos cômodos do imóvel e amarradas. Os assaltantes estavam nervosos e agressivos, dizendo que não fariam nada com os funcionários, mas que levariam todos os animais da propriedade como uma forma de vingança contra o proprietário. Os autores tinham informações privilegiadas.
Em outro ponto da propriedade rural estava um caminhão boiadeiro, que seria utilizado no transporte do gado, que já se encontrava separado para o embarque. O motorista relatou que recebeu de seu patrão, dono da transportadora, a ordem para se deslocar até a fazenda, onde o indivíduo estaria aguardando para embarcar o gado, sendo que os animais teriam como destino um frigorífico na cidade de Guapiaçu (SP), de nome “Guapifrigo”.
O motorista do caminhão boiadeiro conta ainda que, ao chegar à fazenda, foi recebido por um indivíduo magro, alto, trajando calça jeans, camisa azul e boné. Ele acreditou que fosse o caseiro. A porteira da fazenda foi aberta e, durante o trajeto até o curral de embarque, o caminhão atolou. O criminoso que se passava por caseiro saiu para buscar um trator e assim desatolar o caminhão, mas, devido à demora, o motorista disse que resolveu descer e fazer contato com moradores da fazenda. Foi quando ele ouviu vozes e percebeu que os funcionários/reféns estavam em um cômodo e amarrados, relatou. Eles foram libertados.
Os autores já tinham fugido e roubaram um televisor TLC e R$40,00 em espécie. Eles esqueceram para trás alguns objetos de uso pessoal, que foram apreendidos e passarão por perícia.
O roubo à “Fazenda Lajeado” deve ser investigado pela Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Rurais, coordenada pelo delegado PC Tiago Cruz e chefiada pelo delegado PC, chefe do 5ºDPC, Felipe Colombari.