EM RISCO

Bombeiros resgatam jiboia presa em arame no Elza Amuí

Publicado em 06/01/2023 às 08:05Atualizado em 06/01/2023 às 08:06
Compartilhar
Espécie estava presa em um alambrado no Elza Amuí (Foto/Divulgação/Bombeiros)

Espécie estava presa em um alambrado no Elza Amuí (Foto/Divulgação/Bombeiros)

Nesta quinta-feira (5), o Corpo de Bombeiros resgatou uma serpente Boidae, ou Jiboia, que estava presa em um alambrado no bairro Elza Amuí. O animal foi retirado da situação de risco e devolvido ao habitat natural.

A jiboia é um animal que não possui um habitat específico, podendo ocupar diversos domínios, desde florestas tropicais a regiões semiáridas. Essa espécie tem sido vítima de caça e tráfico devido ao valor comercial de sua pele e carne, além da sua comercialização como animal de estimação. Existem cerca de 11 subespécies de jiboia. No Brasil, há a ocorrência de duas delas:

Boa constrictor amarali: apresenta coloração predominantemente cinza ou marrom, com alguns indivíduos quase pretos. Não ultrapassa os 2,4 metros de comprimento. Ocorre na região do bioma Cerrado.

Boa constrictor constrictor: apresenta coloração variada, podendo ir do cinza claro ao marrom-escuro. Pode chegar a 4 metros de comprimento. É encontrada em uma maior área de abrangência, podendo surgir na região da Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga e Restinga.

Muitas pessoas acreditam que a jiboia é venenosa, há até mesmo uma crença de que ela é venenosa durante alguns meses do ano. No entanto, isso não é verdade, pois as jiboias não apresentam glândulas de veneno, nem dentes inoculadores.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por