
(Foto/Divulgação)
Óbito de detento foi registrado na segunda-feira (12), na Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira, em Uberaba. O interno André Luiz Bernardes, de 62 anos, natural de Sacramento (MG), morreu após passar mal no interior de uma cela.
De acordo com as informações repassadas à autoridade policial, por volta das 11h50, presos do Pavilhão 1, cela 05, acionaram os agentes ao perceberem que um detento se encontrava desacordado. Diante do chamado, o subdiretor de segurança realizou contato via rádio com as equipes responsáveis, que se deslocaram imediatamente até o local.
Ao chegarem à cela, situada a cerca de 100 metros do ponto de atendimento médico da unidade, os agentes encontraram os presos em pé, de frente para a grade, enquanto o interno estava deitado sobre um colchão, no centro da cela. Alguns detentos tentavam abaná-lo com um pedaço de papelão. Diante da situação, foi providenciada a abertura da cela para a retirada do preso e seu encaminhamento ao atendimento médico interno.
A equipe de saúde da unidade foi previamente alertada de que se tratava de uma ocorrência com risco de evolução para óbito. O interno foi carregado até a sala de atendimento, onde tiveram início imediato os procedimentos de reanimação e ressuscitação, com o uso de desfibrilador e demais equipamentos disponíveis.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e chegou à penitenciária cerca de 11 minutos após o chamado. Apesar das diversas tentativas de reanimação realizadas pelas equipes da unidade e pelo socorro externo, o óbito foi constatado no local às 12h21.
Após a confirmação da morte, documento de constatação de óbito foi lavrado e encaminhado à coordenação-geral de segurança da unidade para as providências cabíveis. Conforme relato de outros presos, o interno teria feito uso de insulina pouco tempo antes de passar mal.