Armas encontradas com os suspeitos (Foto/Divulgação/PM)
Duas pessoas foram detidas neste domingo (21) por posse ilegal de arma de fogo pela Polícia Militar (PM). Segundo a equipe, foram encontradas quatro armas com os suspeitos, incluindo um fuzil calibre .357. A dupla estava envolvida em atividades de caça ilegal.
Conforme o boletim de ocorrência, a PM deslocou-se até o local após receber informações sobre disparos de arma de fogo em uma área rural. Iniciado o rastreamento, a equipe conseguiu localizar caçadores de espécies exóticas invasoras, em desacordo com a legislação ambiental vigente.
Os abordados, ambos colecionadores, atiradores e caçadores (C.A.C.'s), apresentaram documentos válidos para a prática dessas atividades, incluindo certificados de registro de armas e autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). No entanto, as guias de autorização de controle de espécies exóticas invasoras apresentadas não possuíam assinaturas, contrariando o Decreto 11.615/2023.
Após interrogatório, os abordados confirmaram a prática de caça esportiva na região. Embora os documentos para o porte de armas estivessem em ordem, a prática de caça sem as devidas autorizações ambientais tornou o porte de armas ilegal e/ou precário.
Diante dos fatos, os suspeitos foram presos em flagrante delito pelo crime de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. Segundo a PM, foram apreendidas com eles duas espingardas calibre .12, uma carabina/fuzil .357, além de uma pistola de nove milímetros. Além disso, a dupla carregava quase 100 munições.