Na última sexta-feira (2), por volta das 14:40, durante uma operação policial no bairro Abadia, na Rua Estrela do Sul, militares realizaram a abordagem a vários indivíduos que demonstraram comportamento suspeito, sugerindo serem usuários de drogas. Essa suspeita surgiu quando eles fizeram movimentos bruscos e tentaram se afastar ao notarem a aproximação da viatura policial.
Após a consulta de todos os presentes, os militares tentaram localizar no sistema informatizado um indivíduo que se identificou com data de nascimento de "20/04/1973" porém, não encontraram nenhum registro com o nome falado. Mesmo após tentativas via COPOM, não obtiveram sucesso na verificação.
Devido à suspeita de que o indivíduo estivesse utilizando um nome falso, os militares encaminharam a situação para a Delegacia de Polícia Civil. A consulta na delegacia revelou que o indivíduo alegava ter 11 irmãos, porém, nenhum deles tinha a data de nascimento informada.
Os militares conseguiram entrar em contato telefônico com uma mulher, que, após explicação da situação, revelou que o indivíduo em questão era seu primo e estava usando o nome de um irmão falecido há anos.
Em face desses fatos, o autor confessou a falsidade e disse que utilizou outro nome por medo de estar com um mandado de prisão em seu desfavor. Ele foi detido e recebeu voz de prisão pelo crime de falsidade ideológica.