OBSCENO

Em menos de 24 horas, dois casos de ato obsceno foram registrados em ônibus de Uberaba

Publicado em 24/09/2025 às 14:59Atualizado em 25/09/2025 às 07:54
Compartilhar

Fotos e vídeos do suspeito circularam em grupos de WhatsApp e em redes sociais (Foto/Reprodução)

Nesta quarta-feira (24), circularam em grupos de WhatsApp e em redes sociais denúncias de homens que estariam praticando gestos obscenos e assediando mulheres dentro de ônibus circulares, em Uberaba. Segundo as informações, uma das vítimas era de idade. A situação gerou repercussão e revolta entre os usuários do transporte coletivo e levantou questionamentos sobre a segurança nos veículos, especialmente em relação a crianças e adolescentes que utilizam diariamente a linha.

Conforme registros policiais, o primeiro episódio ocorreu por volta das 8h20, na linha 120 – saída do Terminal Gameleira. A vítima relatou que estava em pé dentro do veículo quando um homem de blusa vermelha, bermuda jeans, boné preto e barba preta encostou em seu corpo. Pouco depois, ele se sentou ao lado dela, exibiu o órgão genital e começou a se masturbar. Uma passageira que presenciou a cena chegou a repreendê-lo, mas o agressor apenas mudou de assento e continuou o ato.

No período da tarde, outro caso semelhante foi registrado. Uma adolescente, acompanhada da irmã, embarcou no ônibus de número 5019, da linha Volta Grande, quando percebeu que um homem, descrito como vestindo blusa bege, short preto e chinelos brancos e de barba densa, se masturbava dentro do coletivo. De acordo com ela, o suspeito mantinha uma das mãos dentro do short enquanto usava a camiseta para tentar disfarçar. O ato obsceno teria durado todo o trajeto até o Terminal Leste. Funcionários ainda tentaram filmá-lo, mas o homem percebeu e escondeu o rosto.

Questionada pela reportagem, a Secretaria de Desenvolvimento do Transporte e Trânsito (SDTT) de Uberaba afirmou, em nota, que ao tomar conhecimento dos ocorridos, imediatamente acionou as forças de segurança - Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil -, para apuração e adoção das medidas cabíveis. Além disso, acionou as empresas responsáveis pelo transporte coletivo, para juntas colaborarem com as investigações.

"Cabe acrescentar que a Prefeitura repudia veementemente esse tipo de atitude, orienta as vítimas a buscarem as forças de segurança para confecção do boletim de ocorrência e ressalta que constantemente a GCM faz rondas nos terminais para inibir crimes de toda ordem. Por fim, ressalta que está à disposição da vítima para encaminhá-la, havendo necessidade, aos serviços de acolhimento da Secretaria de Desenvolvimento Social", completou.

O JM também acionou a Empresa de Transporte Coletivo Urbano de Uberaba (Transube) para posicionamento. A empresa informou, em nota, que não foi localizado qualquer contato ou reclamação de usuário a respeito dos fatos relatados, para qualquer colaborador da empresa ou por meio dos canais legalmente existentes, na data das viagens ou depois, e que tomou conhecimento das questões apenas por contato da imprensa sobre o assunto. Apesar disso, seguem averiguando internamente.

A Transube também ressaltou que "não compactua com qualquer tipo de desrespeito ou conduta inadequada por parte de passageiros. Nesses casos, se a agressão não for presenciada por colaborador da empresa, o passageiro ofendido deve comunicar imediatamente o condutor do coletivo ou qualquer outro colaborador no local, para interrupção da viagem e acionamento imediato da autoridade policial. Inclusive, a própria vítima pode acionar o policiamento. Tais situações, quando identificadas pela empresa, são tratadas com rigor e seriedade, adotando-se as medidas cabíveis. Nosso objetivo é oferecer sempre a melhor experiência possível a todos que confiam em nossos serviços", afirmou.

A Polícia Militar registrou ambos os casos e os suspeitos seguem sendo investigados.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por