Bombeiros utilizaram Equipamento de Proteção Individual para a captura e posterior soltura do animal em seu habitat natural (Foto/Divulgação)
Na quarta-feira (30), o 8º Batalhão de Bombeiros Militar foi acionado para atender a uma ocorrência de captura de animal silvestre nas imediações do muro do Caism (Centro de Atenção Integrada à Saúde da Mulher), em Uberaba.
Ao chegarem ao local, os militares constataram a presença de um gambá (Didelphis spp.) que, devido à proximidade com a área urbana, representava risco potencial à população. Com o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e técnicas adequadas de manejo, a equipe realizou a captura manual do animal, que não apresentava sinais de ferimentos.
O gambá foi acondicionado em caixa de transporte apropriada e, posteriormente, devolvido ao seu habitat natural em uma área de preservação ambiental, seguindo os protocolos do Corpo de Bombeiros e a legislação vigente de proteção à fauna.
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) reforça o alerta à população para que não tente capturar ou manusear animais silvestres por conta própria, recomendando acionar o telefone de emergência 193. Segundo os bombeiros, essa medida garante a segurança da comunidade e preserva a integridade dos animais.