Os roubos e furtos de defensivos agrícolas observados pela Polícia Civil são praticados por organizações criminosas para se fortalecer financeiramente. A análise é do delegado Cézar Felipe Colombari, que participou de entrevista na Rádio JM 95.5 FM.
“No final da ponta, o que verificamos nesses crimes de grande vulto é que por trás tem participação de organização criminosa. Então é para financiar o crime organizado mesmo. Não é só para buscar o lucro do furto, roubo e da revenda desse produto não. Aquilo que antes se buscava em bancos, aqueles assaltos a agências bancárias, hoje eles verificaram que o insumo agrícola ele tem alto valor de mercado também”, detalha.
Nos últimos anos, o delegado afirma que a atuação dos criminosos foi mudando e foi possível observar que grandes grupos criminosos estavam atuando nesses crimes devido alto valor dos produtos e facilidade de venda, devido alto número de receptadores interessados.
Em algumas ocorrências, repercutidas pelo Jornal da Manhã, os criminosos atuam com violência, inclusive, mantendo trabalhadores reféns durante os roubos.