A Guarda Civil Municipal está intensificando as fiscalizações contra os rolezinhos em Uberaba. A ação se dá em virtude de vários chamados de moradores e também devido a corporação ter notado aumento da prática desde o mês de dezembro de 2023. O ex-comandante da GCM, Marcelo Neves, fez as declarações durante entrevista no programa de Frente Pra Notícia, da Rádio JM 95.5 FM.
"Desde o final do ano passado, nós percebemos aumentar os rolezinhos. Eles causam perturbação do sossego, causam riscos aos demais usuários da via, riscos ao patrimônio público porque esses grupos de motociclistas que se reúnem, geralmente na noite de sábado para domingo, se agrupam e saem fazendo barulho. É buzinaço, é moto sem escapamento, sem o miolo silenciador e se deslocam pela cidade, incluindo as principais vias da cidade", revela.
Neves disse que os rolezinhos aterrorizam a comunidade tirando o sossego público. "Nós começamos receber muitas solicitações e nós começamos a montar operações pontuais. Principalmente no período de sábado para domingo, também algumas operações de sexta-feira para sábado, devido algumas solicitações. A solicitação geralmente é do cidadão que não consegue mais dormir a noite por conta dessa baderna, que eles fazem na cidade", dispara.
O ex-comandante disse ainda que as operações coíbem crimes de trânsito entre os integrantes do grupo. "Já flagramos motos adulteradas, placas adulteradas, porque para não serem flagrados eles colocam adesivos na placa, dobram a placa. Então é adulterar o sinal de identificação da motocicleta e isso também caracteriza crimes de trânsito".
No último final de semana, outra operação de fiscalização da Guarda Municipal resultou na apreensão de duas motocicletas, em dois bairros distintos.