Irritado com a decisão de separação por parte da esposa, o suspeito a agrediu e, depois de localizado pela Guarda Municipal, resistiu à prisão, sendo necessárias técnicas de imobilização
Após muito trabalho, guardas civis municipais conseguiram levar o agressor à presença da autoridade policial (Foto/Divulgação)
Equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Uberaba prenderam em flagrante homem, de 32 anos, por agredir a esposa, de 22 anos, na rua Menelick de Carvalho, bairro Boa Vista. Ele teria ficado insatisfeito com a decisão da mulher de se separarem. Durante a prisão, o homem reagiu com violência e tentou apanhar a arma de fogo de um dos agentes. A vítima recebeu total assistência da equipe especializada da Patrulha Maria da Penha da GCM. O acusado foi levado para o plantão da Polícia Civil.
Segundo informações, a guarnição fazia patrulhamento preventivo na Escola Municipal Frei Eugênio, quando um motorista informou à equipe que uma mulher estava sendo agredida pelo marido próximo à rua Vigário Silva. Segundo a testemunha, o homem estaria puxando os cabelos da mulher e a empurrando para dentro de um veículo contra a vontade dela.
Os guardas civis municipais foram até o local informado e uma mulher confirmou a versão do motorista e informou a placa do veículo utilizado pelo agressor. A equipe realizou contato com a central de monitoramento de câmeras e, após contato, os integrantes da viatura 05 conseguiram localizar o carro com os envolvidos no bairro Boa Vista.
Durante a abordagem, o homem estava agressivo e não respeitou as ordens dos agentes da GCM, sendo necessário solicitar apoio de outras viaturas. Ao ser informado que seria conduzido à autoridade policial, o homem reagiu à abordagem e foi necessário o uso proporcional da força, com técnicas de contenção e imobilização, além do uso de equipamentos não letais.
Durante a tentativa de imobilização, o homem chegou a acessar o armamento de um agente da GCM, mas o equipamento estava devidamente travado no coldre, impedindo que o agressor fizesse o uso indevido da arma de fogo.
Ao ser colocado no compartimento da viatura para a condução, ele ainda estava agressivo e começou a chutar a viatura, batendo com a sua cabeça contra as grades de proteção, na tentativa de se machucar, causando mais transtorno à ocorrência.
Os guardas civis municipais da equipe especializada da Patrulha Maria da Penha chegaram ao local para prestarem apoio à vítima. Ela relatou que estava discutindo com seu companheiro dentro do carro e, ao dizer que iria embora e romper o relacionamento, ele a empurrou para fora do carro. Após retornar, segundo a vítima, o marido a arremessou novamente para dentro do veículo, vindo a enforcá-la.
Ela foi levada pela equipe da Patrulha Maria da Penha até a UPA, onde passou por exames que constataram lesões, registradas em laudo médico, entregue à autoridade policial. Todas as agressões aconteceram na presença do filho do agressor, que também estava dentro do veículo.
Dois agentes da GCM também foram feridos durante a abordagem e contenção do agressor, sendo encaminhados até a UPA para os exames médicos.
O autor recebeu voz de prisão em flagrante e, depois de passar por atendimento médico, foi conduzido à presença da autoridade policial plantonista da 1ªDRPC/5ºDPC, Parque das Américas.