GOLPE

Idoso cai em golpe do atendimento e perde mais de R$ 2.700 reais em Uberaba

Publicado em 06/12/2023 às 08:54
Compartilhar

Um idoso, de 65 anos, residente na Vila Arquelau, compareceu a uma base da Polícia Militar nesta terça-feira (5), para relatar um incidente de estelionato ocorrido na segunda-feira. Ele recebeu uma ligação de um banco, originada do DDD (11) e prefixo 4004, às 18:06 e outra às 18:21.

Na primeira chamada, a ligação caiu, e a vítima recebeu uma segunda ligação do mesmo número. Tratava-se de uma chamada automática informando sobre uma suspeita de fraude em sua conta bancária, relacionada a um pagamento agendado para o dia seguinte. Devido à má qualidade da ligação, a vítima não conseguiu ouvir o valor. O atendimento automático solicitou que ele pressionasse o número 1 para confirmar a transação bancária, o número 2 para cancelar a transação e o número 3 para falar com um atendente.

Após pressionar o número 3, a ligação ficou em espera, e um atendente veio falar com o solicitante. O atendente informou sobre a suspeita de fraude devido a um agendamento de pagamento futuro, algo incomum para o cliente. Como a vítima negou a transação, o atendente sugeriu que ele cancelasse a transação pelo aplicativo, pois a solicitação foi feita por meio de um iPhone, provavelmente clonado.

A vítima tentou realizar o cancelamento pelo aplicativo, mas o mesmo foi bloqueado. O atendente pediu que o idoso fosse ao terminal na agência e solicitasse o cancelamento no caixa eletrônico, enquanto o atendente confirmaria a operação do outro lado da linha.

Ao chegar no terminal do banco, o atendente na ligação forneceu os números do código de um boleto para pagamento no valor de R$2.700. Após efetuar o pagamento e contestar o atendente de que o procedimento estava estranho, a vítima consultou um extrato bancário e constatou que o valor do boleto foi debitado.

Nesse momento, a vítima ligou para o número 0800 registrado no cartão, e o atendente instruiu-o a sair imediatamente do banco, revelando que estava sendo vítima de fraude. O atendente abriu um processo de contestação para recuperar os valores e orientou o aposentado a registrar um boletim de ocorrência e retornar à agência no dia seguinte.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por