
Após estabilização, a veterinária encaminhou o lobo ao Hospital Veterinário de Uberaba, referência no atendimento de fauna silvestre para tratamento especializado (Foto/Divulgação)
Um lobo-guará morreu após levar um tiro no olho esquerdo. Ele foi encontrado ainda vivo pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMM). O animal da fauna silvestre, estava preso em um galpão de uma propriedade rural que fica nos limites dos municípios de Araxá e Perdizes, no Triângulo Mineiro.
O CBMM recebeu uma denúncia anônima no sábado (29/11) e foi até o local, onde encontrou o lobo-guará, muito fraco e deitado. Apesar de ferido o animal resistiu ao resgate e teve que ser parcialmente sedado. Segundo os militares, o animal apresentava lesões compatíveis com ferimento por disparo de arma de fogo. Durante a avaliação inicial, foram identificadas uma perfuração próxima ao olho esquerdo e hemorragia na orelha esquerda.
O lobo-guará foi acomodado em uma gaiola de transporte e imediatamente encaminhado à Clínica Pet Care, parceira dos Bombeiros, onde recebeu atendimento médico veterinário. Na clínica, o animal passou por exame de raio-X e recebeu medicação.
Após estabilização, a veterinária encaminhou o lobo ao Hospital Veterinário de Uberaba, referência no atendimento de fauna silvestre para tratamento especializado. Durante o transporte o canídeo não resistiu aos ferimentos e morreu antes da entrada no hospital da Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU).
A Polícia Militar foi informada sobre o caso para apuração do possível crime ambiental, já que o lobo-guará é uma espécie nativa do Cerrado e encontra-se ameaçada de extinção. A investigação prossegue para descobrir a autoria do disparo.
Fonte: O Tempo