Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Regional de Uberaba, em ação conjunta com as polícias Militar e Penal de Minas Gerais, deflagrou, na manhã de ontem (25), as operações “Força Total” e “Fora de Sintonia – Fase 2”. As ações têm como objetivo combater o crime organizado, especialmente o tráfico de drogas, e reduzir os índices de criminalidade violenta na região.
A operação “Força Total” visa desarticular núcleo criminoso atuante no tráfico de drogas e em outras infrações penais, que impactam diretamente na violência, incluindo crimes como roubos e homicídios. A ação cumpriu 23 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Criminal da Comarca de Uberaba, nas cidades de Uberaba e Uberlândia.
Já a operação “Fora de Sintonia – Fase 2” concentra-se em outro núcleo da mesma organização criminosa, atuante no tráfico de drogas e na associação para o tráfico a partir do sistema prisional. A primeira fase da operação foi realizada em novembro de 2023, e as investigações subsequentes possibilitaram novas medidas judiciais. Foram expedidos pelo Juízo da Vara Única da Comarca de Campina Verde 12 mandados de prisão preventiva e 29 mandados de busca e apreensão, abrangendo as cidades de Uberaba, Uberlândia, Campina Verde, Perdizes, Ituiutaba, Carmo do Paranaíba e Borda da Mata.
A escolha do momento para a deflagração das operações foi estratégica, considerando a proximidade do carnaval, período em que há grande movimentação no mercado ilícito de drogas para abastecer festividades. A ação conjunta entre o Ministério Público e o comando da 5ªRPM busca coibir o fornecimento de entorpecentes durante esse período.
Para a execução das operações, o Gaeco Regional de Uberaba contou com o apoio de diversas unidades da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), incluindo o 4ºBPM, 15ºBPM, 17ºBPM, 20ºBPM, 37ºBPM, 54ºBPM, 67ºBPM e a 3ª Companhia Independente. Também participaram efetivos do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), com a atuação da Superintendência de Informação e Inteligência, 5ªDRPP, 10ªDRPP, Inteligência do CPNSC Carmo do Paranaíba, além do Grupo de Operações com Cães (GOC) da PPAIO Uberaba.
As operações resultaram na prisão de 12 pessoas e na apreensão de 2,5 tabletes grandes de maconha, 81 pedras de crack, 31 papelotes de cocaína, três porções de ecstasy e outras porções menores de entorpecentes. Também foram apreendidos 25 celulares, um notebook, um tablet, dois pen drives, seis munições de arma de fogo, uma balança de precisão, um chip de celular, uma máquina de cartão de crédito e mais de R$20 mil em espécie.
As operações contaram com a participação de policiais militares e penais, bem como de promotores de Justiça e servidores do Ministério Público de Minas Gerais. O Gaeco Regional de Uberaba é formado por promotores de Justiça, servidores do Ministério Público de Minas Gerais e integrantes das polícias Militar e Penal do estado, atuando no enfrentamento ao crime organizado e na promoção da segurança pública.