
(Foto/Divulgação Sérgio Teixeira)
Com a proximidade do Carnaval e o consequente aumento na circulação de veículos e pessoas, forças de segurança intensificaram a Operação Restrição Lateral como estratégia preventiva para reforçar a fiscalização e garantir a segurança viária no período pré-festivo.
Conforme a Polícia Militar, a época é marcada por maior deslocamento para viagens, confraternizações e eventos, elevando os riscos de acidentes de trânsito, condução sob efeito de álcool, transporte de materiais ilícitos e outras infrações. Diante desse cenário, a operação é realizada em pontos estratégicos, com abordagens direcionadas e controle mais rigoroso do fluxo de veículos.
Entre os principais objetivos da ação estão a ampliação da presença policial em vias urbanas e rodovias, a redução de sinistros causados por imprudência, a fiscalização da documentação de condutores e veículos, o combate à direção sob influência de álcool e a identificação de práticas criminosas.
Segundo a corporação, mais do que uma medida fiscalizatória, a Operação Restrição Lateral busca preservar vidas e assegurar que o período de Carnaval seja vivido com tranquilidade, responsabilidade e respeito às leis, promovendo maior sensação de segurança para toda a população.