Ismar Marão relata situação vivida por família e pede reunião com a Sesurb; secretaria diz que troca do telhado das salas de velório está em andamento

Os problemas de zeladoria no local ganharam o reforço do vereador Ismar Marão, que denunciou situação constrangedora vivida por uma família durante sepultamento recente no local (Foto/Reprodução)
Cemitério São João Batista volta a ser alvo de reclamações poucos dias após ouvintes da Rádio JM denunciarem problemas nas salas de velório e na chamada Casinha dos Coveiros. Os problemas de zeladoria no local ganharam o reforço do vereador Ismar Marão, que denunciou situação constrangedora vivida por uma família durante sepultamento recente no local. Diante da situação, o parlamentar solicitou reunião com o secretário de Serviços Urbanos e Obras, Pedro Arduini, para discutir a manutenção do cemitério.
Ao JM News, da Rádio JM, o vereador revelou a destinação de emenda parlamentar para manutenção do Cemitério São João Batista. “Em 2025 coloquei cerca de 500 mil reais para a reforma dos cemitérios. Estou averiguando como isso está sendo usado”, declara. Ele diz que a intenção é garantir que os valores sejam efetivamente revertidos em melhorias estruturais e de manutenção.
Marão afirma que a conversa com o secretário busca alinhar providências diante das reclamações recebidas. “Temos que entender o que precisa ser feito no cemitério”, afirma. Ele acrescenta que após a reunião, o secretário realiza serviço de campo com trabalhadores do local para levantar as demandas necessárias, inclusive sobre a limpeza, que é um ponto sensível sobretudo pela divisão de responsabilidades entre proprietários de jazigos e poder público.
Questionada pela reportagem do Jornal da Manhã, a Sesurb informou que ações permanentes de conservação vêm sendo executadas no Cemitério São João Batista, incluindo serviços de limpeza, manutenção estrutural e intervenções pontuais sempre que identificada a necessidade.
“Neste momento, está em andamento a substituição do telhado das salas de velório, que sofreu avarias em decorrência das últimas tempestades. A medida visa assegurar condições adequadas de uso, especialmente durante o período chuvoso, proporcionando mais segurança às famílias”, ressaltou a nota da secretaria.
Segundo a Sesurb, nesta quarta-feira (11) ocorreu uma vistoria técnica com o objetivo de avaliar a situação atual e aprimorar os serviços oferecidos. A pasta reforça que mantém um trabalho contínuo de melhorias e manutenção nos cemitérios públicos do município, comprometida com a preservação e o respeito à memória e às famílias de Uberaba.
Leia também: Reclamações voltam ao Cemitério São João Batista: velório improvisado e reforma atrasada