As investigações apontam para abertura de empresas com interpostas pessoas, ou seja, o uso de terceiros como 'laranjas'; mandatos cumpridos em Uberlândia
PCMG investiga associação criminosa como parte de esquema de sonegação fiscal (Foto/PCMG/Divulgação)
A Polícia Civil (PC) desmantela uma associação criminosa que supostamente executa esquemas de sonegação de imposto e falsidade ideológica, nesta quinta-feira (10 de outubro). A operação 'Japeusá' cumpre cinco mandatos de busca e apreensão, e outras medidas cautelares, em Uberlândia, no Triangulo Mineiro, Cuiabá (MT) e Barra do Bugres (MT).
De acordo com a corporação, pessoas físicas e jurídicas estão sendo investigadas por associação criminosa, criação de empresas por interpostas pessoas, ou seja, terceiros sendo usados como 'laranjas', e sonegação fiscal.
Durante a investigação, a PCMG identificou também que não havia registro de aquisições do principal fornecedor do grupo, uma falta de indicação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em documentos fiscais autorizados e um cancelamento excessivo de notas fiscais. Os policiais perceberam indícios também de saídas de mercadorias sem a devida emissão de documentos fiscais.
Fonte: O Tempo