A Polícia Civil de Minas Gerais e a Prefeitura de Sacramento estão investigando os acontecimentos que levaram à morte de uma grávida, na última terça-feira (10), após se acidentar em uma ambulância. A paciente estava no trajeto para o Hospital de Clínicas da UFTM, em Uberaba, quando um monitor cardíaco caiu na cabeça dela. O fato foi noticiado em primeira mão pelo jornalista Wellington Cardoso Ramos, na coluna Falando Sério do Jornal da Manhã, no final de semana.
A vítima era Kamily Pricila Fernandes de Oliveira, de 20 anos, que estava grávida de sete meses e meio. O médico Marcelo Sivieri, designado pela Prefeitura de Sacramento para acompanhar o processo de investigação, relata que o monitor caiu na cabeça dela depois que o motorista da ambulância precisou fazer uma “manobra brusca”.
Após o acidente, o motorista completou o trajeto até o HC-UFTM. A jovem chegou à unidade ainda com vida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Já o bebê foi salvo e passa bem. A instituição respondeu aos questionamentos com uma nota em que só esclarece que a vítima chegou para atendimento já acidentada.
Ainda segundo o médico que acompanha o caso, Kamily sofria de pré-eclâmpsia, uma condição que acomete gestantes e provoca pressão arterial alta e, em casos mais graves, convulsões.
O secretário de Saúde de Sacramento, Reginaldo Afonso dos Santos, informou à reportagem do JM que foi aberto um processo administrativo e o médico auditor está investigando os acontecimentos. “A paciente estava sendo transportada em vaga zero em estado gravíssimo e infelizmente ocorreu um acidente com a UTI móvel. Não podemos precisar a causa da morte”, relatou. O procedimento investigativo foi aberto pelo município nesta segunda-feira (16).
A Polícia Civil de Minas Gerais também instaurou inquérito policial para apuração do incidente em que um equipamento teria caído sobre a vítima. De acordo com a PC, os envolvidos e demais testemunhas estão sendo notificados para prestar depoimentos, o exame de necropsia e a perícia no veículo estão sendo realizados e foram solicitadas mais informações junto à Secretaria Municipal de Saúde da cidade para a devida apuração do fato. As investigações seguem na Delegacia de Polícia Civil em Sacramento.