Delegacia Especial de Repressão e Combate aos Crimes Patrimoniais da 1ªDRPC/5ºDPC, em Uberaba, investiga furto de uma coleção de orquídeas avaliada em mais de R$15 mil, na rua Francisco Garcez, nas Chácaras Bouganville, região da Univerdecidade. O circuito de câmeras gravou uma pessoa usando blusa de moletom azul, calça jeans clara e bota marrom cometendo o crime.
O comerciante, de 55 anos, relatou que possui restaurante anexo a um orquidário e mora ao lado, sendo que ao acordar, notou que sua residência se encontrava sem energia elétrica. Ele estranhou a situação e, ao checar, percebeu que nos postes da rua a energia se encontrava normal.
Ele também contou, que se deslocou até a parte externa de seu comércio e religou seu padrão de energia, momento em que, ao retornar, notou que haviam furtado diversas espécies de orquídeas, entre outras plantas.
Segundo informações, foram furtadas 80 cattleyas P11 sem flor; 30 cattleyas floridas P15; 50 cattleyas P15 sem flor; 5 oncidium "chuva de ouro"; outras orquídeas diversas de coleção; 4 chifres-de-veado na cuia; 2 samambaias na cuia; 25 orquídeas phalaenopsis e 10 orquídeas dendobrium florida P12.
De acordo com o comerciante, por estar se aproximando do Dia dos Namorados, recebeu visitas de algumas pessoas, uma levantou suspeita, tratava-se de uma mulher magra, que perguntou bastante, recebendo diversas informações, inclusive sobre suas plantas de coleção, as quais têm uma história e um valor diferenciado.