Aula inaugural do curso de “Patrulha Rural”, realizada nesta segunda-feira (14) em auditório da Igesp, na praça Magalhães Pinto (Foto/Sérgio Teixeira/PMMG)
Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), em Uberaba, realizou cerimônia de início do “Curso de Patrulha Rural”. O evento foi realizado no auditório da Integração da Gestão em Segurança Pública (Igesp), na praça Magalhães Pinto, bairro Fabrício, na manhã de segunda-feira (14) e contou com a presença do tenente-coronel PM Davi de Brito Júnior, comandante do 4ºBPM, e do capitão PM George Allan Kardec de Brito, subcomandante do 67ºBPM, representando o comandante deste batalhão, tenente-coronel Waldir dos Santos Teixeira.
Conforme a PMMG, a Patrulha Rural é uma guarnição da Polícia Militar composta por dois ou três policiais militares, que atuam em veículos de quatro rodas, equipada com armamentos e dispositivos apropriados para pronta resposta.
O policiamento na zona rural é uma atividade preventiva e sistemática, voltada para a preservação da ordem pública e executada em áreas rurais, com o uso de veículos adequados, visando prevenir e reprimir crimes em fazendas, sítios, condomínios e cooperativas, entre outros locais.
A aula inaugural visa capacitar os policiais militares em diferentes serviços, proporcionando a melhoria da sensação de segurança da população rural e estreitando os laços com a comunidade agrícola. Esse esforço contribui diretamente para o desenvolvimento do agronegócio, garantindo um ambiente mais seguro para viver e trabalhar.
Alunos provenientes dos 30 municípios que compõem a 5ª Região participaram das atividades programadas, preparando-se para as diversas missões relacionadas ao patrulhamento em áreas rurais. A abertura do evento foi conduzida pelo presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, Marco Túlio Machado Borges Prata.
Na sequência, foram homenageados com certificados de agradecimento os parceiros que têm apoiado as diversas atividades da Polícia Militar no município de Uberaba: Frederico Diamantino Bonfim e Silva, proprietário da Fazenda Diamantino; Carlos Medeiros, supervisor administrativo da Usina Vale do Tijuco (CNAA); Alessandro Pagliaro Barbosa, assessor governamental da ABCZ; Marco Túlio Machado Borges Prata, presidente do Sindicato Rural de Uberaba; Gleyson Fabiano Cordeiro, coordenador de segurança da Usina Delta, e Márcio Guapo, presidente da Comissão de Cana-de-Açúcar do Estado de Minas Gerais.
Ao final, o tenente-coronel Davi de Brito Júnior destacou a importância do trabalho da Polícia Militar na segurança do homem do campo, afirmando que a instituição se empenhará ao máximo para proteger os fazendeiros, mesmo com o sacrifício da própria vida.