Operação Lesa Pátria, da Polícia Federal (Foto/Divulgação)
Nesta sexta-feira (17), a Polícia Federal deflagrou a 8ª fase da Operação Lesa Prátia, para identificar pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os ataques aos Três Poderes, em Brasília. Segundo o delegado da PF em Uberaba, Mário Veloso, são nove mandados de busca e apreensão e quatro de prisão cumpridos na cidade.
Dos quatro presos na cidade, dois negaram envolvimento nas ações e os outros permaneceram em silêncio. Após a tentativa de coleta de depoimentos, eles foram encaminhados para a Penitenciária de Uberaba. Um dos quatro é empresário do ramo de armamentos e outro foi preso em um condomínio de luxo às margens da MG-427.
Ao todo, 50 policiais participaram da operação em Uberaba. Foram apreendidos celulares, computadores, documentos e automóveis.
De acordo com o comunicado oficial da PF, são 46 mandados de busca e apreensão e 32 mandados de prisão preventiva nos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, São Paulo e no Distrito Federal.
Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
"Caso tenha informações sobre a identificação de pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os fatos ocorridos em 8/1, em Brasília/DF, solicitamos que as encaminhe para o e-mail denuncia8janeiro@pf.gov.br", termina a nota.