PESADO

PRF retira de circulação mais de 200 toneladas de excesso de peso em veículos de carga em Uberaba

Publicado em 30/09/2025 às 12:23
Compartilhar

A carga transportada era de cana-de-açúcar picada, destinada a duas empresas do setor sucroenergético, uma localizada em Delta (MG) e outra em Igarapava (SP) (Foto/Divulgação)

Nesta segunda-feira (29), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Uberaba realizou uma operação de fiscalização voltada ao excesso de peso em veículos de carga, resultando na retirada de circulação de mais de 200 toneladas acima do limite permitido.

A equipe de plantão concentrou a fiscalização em veículos que apresentavam dois indicativos de irregularidade: altura da carga em relação à carroceria e velocidade muito baixa, especialmente em aclives. Foram abordadas seis combinações de veículos de carga (CVCs).

De acordo com a PRF, três dessas combinações, que estavam com a documentação regular, poderiam circular com, no máximo, 77.700 quilos. As outras três, sem a documentação em conformidade, tinham limite de 59.850 quilos. Esses valores já consideram a tolerância de 5% prevista em lei para fiscalizações realizadas com balança.

No entanto, os veículos apresentaram peso bruto total superior a 100 toneladas cada, ultrapassando significativamente o limite estabelecido. Como resultado, o excesso somado ultrapassou 200 toneladas.

A carga transportada era de cana-de-açúcar picada, destinada a duas empresas do setor sucroenergético, uma localizada em Delta (MG) e outra em Igarapava (SP).

Após a constatação da irregularidade, os veículos foram retidos na balança do km 161,8 da BR-050. A liberação ficou condicionada ao transbordo da carga excedente. Além das autuações administrativas, a PRF comunicou o fato ao Ministério Público Federal (MPF), devido à possível ocorrência do crime de dano ao pavimento.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por