Quatro pessoas foram presas na tarde de terça-feira (15) na região de Capão Alto, zona rural de Uberaba, por envolvimento em um esquema de receptação de adubo agrícola furtado. A ação foi desencadeada após denúncia da vítima, que localizou parte do material subtraído em uma fazenda próxima à LMG-798, no entroncamento com o Anel Viário.
De acordo com a Polícia Militar (PM), a vítima já havia registrado um boletim de ocorrência referente ao furto de 14 “bags” de adubo, avaliados em cerca de R$ 3.500,00 cada, totalizando quase R$ 50 mil em prejuízo. O crime, segundo imagens de segurança, foi cometido com o uso de um caminhão azul equipado com guincho (munck), que apresentava defeito no farol esquerdo. As câmeras flagraram os suspeitos deixando a propriedade rural da vítima e passando pelo pátio de um posto na BR-050, sentido Uberlândia.
Os caminhões foram removidos por guincho. (Foto/Divulgação)
A partir de uma denúncia anônima, os policiais chegaram até a fazenda Capão Azul, onde encontraram dois caminhões escondidos em meio ao mato: um azul, com as mesmas características do veículo visto nas imagens, e outro amarelo com elementos que também remetiam ao furto. Na carroceria do caminhão azul estavam vários bags de adubo vazios da marca EuroChem, reconhecidos pela vítima.
Durante a averiguação, também foi localizado um manual de trator acompanhado de nota fiscal, ambos ligados a outro furto registrado anteriormente. Um funcionário da fazenda confirmou que o patrão e outros trabalhadores usaram os veículos para transportar o adubo e um trator vermelho — também relacionado a ocorrências anteriores.
Ao todo, quatro pessoas foram presas: o homem que se apresentou como responsável pela propriedade, dois funcionários que admitiram participação na movimentação dos materiais furtados e um quarto indivíduo envolvido no transporte dos equipamentos. Os suspeitos foram autuados por receptação e associação criminosa, já que os crimes ocorreram em datas distintas, mas os objetos ainda estavam em posse do grupo.
Os aparelhos celulares dos presos foram apreendidos e serão periciados, pois continham conversas entre os envolvidos. Os caminhões foram removidos por guincho e a vítima orientada a comparecer à Delegacia de Plantão para apresentar a documentação e tentar reaver os bens furtados.
(Foto/Divulgação)
(Foto/Divulgação)