
Materiais apreendidos e veículo recuperado pela Polícia Militar durante a operação nos bairros Silvério Cartafina e Jardim Esplanada. (Foto/Divulgação/PMMG)
Uma ação da Polícia Militar (PM) desencadeada na tarde de domingo (23), após o roubo de um veículo no bairro Frei Eugênio, resultou na prisão do suspeito, na captura de uma segunda envolvida e na apreensão de grande quantidade de drogas, dinheiro e materiais usados no tráfico e na receptação. A operação mobilizou equipes do Tático Móvel, inteligência da PM e o COPOM, que acompanharam em tempo real o rastreamento do celular levado da vítima.
O crime ocorreu quando a vítima, de 39 anos, foi abordada ao desembarcar de seu veículo Renault Sandero em frente à casa da mãe. O autor, armado com um canivete e trajando camiseta azul, calça preta, boné e corrente prata, anunciou o roubo e fugiu com o carro e o aparelho celular. Com o rastreamento do telefone, as equipes iniciaram cerco pelos bairros Cartafina e Costa Teles até localizar o Sandero abandonado na rua Professor Leôncio Ferreira do Amaral, no Silvério Cartafina.
A partir das imagens enviadas pela vítima e de informações de inteligência, os militares identificaram o homem de 34 anos, como suspeito do roubo. As equipes foram até o imóvel onde ele estaria escondido, no Silvério Cartafina, e o encontraram no interior da residência. No momento da abordagem, ele tentou fugir pulando muros e subindo em telhados de construções abandonadas, que cederam, provocando sua queda. Foi alcançado em um terreno vago e preso. O indivíduo confessou ser o autor do crime e indicou onde estavam a chave do veículo, a calça usada na ação e o canivete.
Questionado sobre o celular da vítima, afirmou ter deixado o aparelho como pagamento de dívida de drogas em um sobrado branco localizado no chamado “Beco dos Budas”, na rua Altair Silva, no bairro Jardim Esplanada — ponto amplamente conhecido pela polícia pelo tráfico intenso. As equipes foram ao endereço e, ao chegarem, visualizaram balança de precisão, faca e porções de maconha sobre um balcão. A proprietária do imóvel, de 25 anos, surgiu na escada e, ao perceber o flagrante, tentou fugir para o andar superior, resistiu à abordagem e arremessou objetos contra os militares. Ela foi contida e presa.
Durante as buscas, os policiais encontraram o celular da vítima do roubo, além de grande quantidade de crack — sendo 131 pedras prontas para venda e cinco pedras maiores que renderiam cerca de mil porções — buchas de maconha, 23 lâminas com resquícios de droga, duas balanças de precisão, rolos de plástico filme e papel alumínio usados no embalo do entorpecente, R$ 2.790,00 em dinheiro fracionado, máquina de cartão, faca de corte e diversos aparelhos eletrônicos sem comprovação de origem, entre eles celulares e notebooks. Também foram apreendidas peças de roupa e acessórios usados pelo homem durante o roubo.
A PM destacou que o endereço é alvo frequente de denúncias e seria ponto de abastecimento de biqueiras de toda a região. O veículo foi removido ao pátio credenciado e todo o material apreendido foi levado para a Delegacia de Polícia de Plantão, juntamente com os dois presos.