ACIDENTE FERROVIÁRIO

Descarrilamento atinge vagões de soja em ferrovia entre Uberaba e Aramina

Composição de 84 vagões, tracionados por duas locomotivas, saiu do Terminal Integrador de Uberaba com destino ao Porto de Santos carregada com soja e, ao menos, 21 vagões tombaram ou descarrilaram

Carlos Paiva
Publicado em 26/11/2025 às 10:41Atualizado em 26/11/2025 às 19:18
Compartilhar
Vagões carregados com soja ficaram tombados e descarrilados às margens da ferrovia, em trecho próximo a Aramina (SP), após acidente envolvendo composição que seguia de Uberaba para o Porto de Santos (Foto/Divulgação)

Vagões carregados com soja ficaram tombados e descarrilados às margens da ferrovia, em trecho próximo a Aramina (SP), após acidente envolvendo composição que seguia de Uberaba para o Porto de Santos (Foto/Divulgação)

Um trem de carga que saiu do Terminal Integrador de Uberaba com destino ao Porto de Santos se envolveu em um acidente ferroviário na manhã de terça-feira (25), por volta das 10h30, quando pelo menos 21 vagões carregados com soja tombaram ou descarrilaram em um trecho da via férrea próximo ao município paulista de Aramina, cerca de 39 quilômetros distante de Uberaba.

A composição pertence à VLI Multimodal e era formada por duas locomotivas, que tracionavam um total de 84 vagões carregados com soja a granel. Apesar da dimensão do descarrilamento, não houve registro de feridos. O maquinista auxiliou na vistoria inicial do trem logo após o ocorrido.

O acidente ocorreu no corredor ferroviário Sudeste, em um trecho da via férrea nas proximidades de Aramina. Registros visuais divulgados após o ocorrido revelam vagões tombados e outros descarrilados ao longo da linha, alguns deles com danos estruturais significativos.

Em nota, a VLI informou que foi registrada uma ocorrência envolvendo vagões de uma composição que transitava nas proximidades de Aramina, ainda pela manhã de terça. A empresa confirmou que ninguém se feriu e que equipes técnicas foram mobilizadas para apurar as causas do acidente.

A companhia destacou ainda que a carga transportada não apresenta risco ao meio ambiente e que o tráfego de trens no restante da ferrovia não será prejudicado. Segundo a concessionária, o abastecimento dos terminais segue ocorrendo normalmente enquanto prosseguem os trabalhos de investigação e liberação do trecho afetado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por