O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi convidado pela segunda vez para participar do treinamento do Curso de Atendimento Pré-Hospitalar de Combate (APH-C), da 105ª Companhia de Ensino e Treinamento da Polícia Militar de Minas Gerais, que teve início na sexta-feira (2). O curso visa preparar futuros soldados para enfrentar desafios extremos com habilidade e segurança, capacitando-os a prestar primeiros socorros em situações de alto risco, muitas vezes sob fogo inimigo.
A coordenadora do Complexo Regulador, Tacimara de Oliveira Reis, explicou que o Samu é responsável por ministrar o treinamento, trazendo sua experiência em atendimento de emergência para qualificar os policiais. "O conhecimento em APH-C transmitido pelos profissionais do Samu permite que os policiais ofereçam atendimento imediato a colegas e civis feridos, aumentando significativamente as chances de sobrevivência, uma vez que eles serão capazes de estabilizar feridos até a chegada de serviços médicos especializados, garantindo um socorro mais eficiente", explicou.
A aula inaugural ocorreu na 5ª Risp e contou com o treinamento dos responsáveis técnicos do Samu, o médico Luís Fernando Correa Borges e da enfermeira Ana Karolina Oliveira. Eles apresentaram aos discentes os protocolos de APH utilizados pelo Serviço, traçando um paralelo com os protocolos adotados pela PMMG.