1º Encontro Inclusão em Pauta: Limite-se na Ação será realizado na Prefeitura de Uberaba (Foto/Divulgação)
Servidor público municipal, de 35 anos, foi imobilizado por disparos de pistola de impulsos elétricos e detido após não aceitar transferência de pasta e desacatar funcionários da Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio, que estavam de serviço, no Centro Administrativo municipal. Ele foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São Benedito, onde foram retirados cinco dardos, que ficaram afixados em sua pele. Por se tratar de crime de menor potencial ofensivo, o acusado assinou Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberado. A Prefeitura de Uberaba, através de nota, informa que lamenta o ocorrido, e que chamou a Polícia Militar para segurança dos servidores e vai ser instaurado um procedimento administrativo.
Segundo informações, policiais militares do Tático Móvel do 67ºBPM foram acionados ao Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Uberaba para apoiarem guarda civil municipal na Secretaria do Agronegócio, onde o servidor público estaria desacatando os funcionários da seção, após ter sido informado de sua transferência para a Secretaria de Administração.
Já na Secretaria do Agronegócio, os militares foram informados que o servidor público municipal estaria indignado com sua transferência e se recusava até mesmo a deixar a sala da Secretaria do Agronegócio e, durante as tentativas de retirá-lo, ele tentou por três vezes apanhar a arma no coldre de guarda civil municipal, desacatou os demais servidores em serviço e gritava em alto e bom som, que “só sairia da sala após conversar pessoalmente com o secretário do Agronegócio, Agnaldo José da Silva.
Diante de tudo que foi narrado, policiais militares pediram que todos os funcionários que estavam na sala saíssem e passaram a conversar com o servidor público, que insistiu em não obedecer a ordem de se retirar da sala e se manteve inerte e resistente passivo, sentado no sofá. Os militares passaram a adverti-lo do uso de força policial, com disparos de pistola de impulsos elétricos para contê-lo e retirá-lo da sala, contudo, ele insistiu em permanecer inerte.
Ainda de acordo com as informações, foram realizados três disparos com as pistolas de impulsos elétricos Spark, sendo que o primeiro não teve efetividade, uma vez que um dos dardos atingiu o relógio do acusado. O segundo disparo acertou a região do tórax, mas o servidor público continuava de pé. O terceiro disparo atingiu a lateral esquerda do abordado, vindo a derrubá-lo no chão, para que os demais militares pudessem algemá-lo.
Ele foi levado para a UPA São Benedito e uma equipe médica fez a retirada de cinco dardos, que ficaram afixados na pele. Por se tratar de crime de menor potencial ofensivo, o servidor público municipal assinou TCO se comprometendo comparecer ao Juizado Especial Criminal e foi liberado
Em nota, a Secretaria de Comunicação informa, que “a Prefeitura de Uberaba lamenta o ocorrido nesta sexta-feira (17) na Secretaria do Agronegócio, quando um servidor desacatou os colegas da pasta, fato que já havia sido registrado em outras ocasiões”.
Pensando na segurança de todos, foi necessário acionar a Polícia Militar para conter o servidor, que se encontrava agressivo. Em razão do ocorrido nesta sexta-feira, será instaurado um Processo Administrativo Disciplinar, com pedido de afastamento preventivo do servidor.
Por fim, a Sagri informa, que a remoção do servidor da pasta foi solicitada após episódio de desacato, há cerca de um mês”.