Foto/Sérgio Teixeira
Coronel Lupércio Peres Dalvas divulgou relatório de avaliação da criminalidade dos primeiros 100 dias à frente da 5ª RPM
Nos primeiros 100 dias à frente do comando da 5ª Região de Polícia Militar, o coronel Lupércio Peres Dalvas apresenta relatório que indica redução de fatos criminosos e aumento na apreensão de armas em Uberaba e região. Segundo levantamento, que comparou 100 dias antes da sua posse e este mesmo período após o dia 18 de julho, os crimes violentos (assalto, homicídio, estupro, sequestro e cárcere privado) tiveram redução de 31%, os furtos caíram 9% e a apreensão de armas cresceu 24%.
Com relação aos números absolutos, nos últimos 100 dias do antigo comando haviam acontecido, na área da 5ª RPM, 1.346 crimes violentos, e nos 100 dias posteriores foram 1.028, sendo que houve queda de 318 ocorrências. Já os furtos, levando em consideração o mesmo período, foram 2.469 casos anteriormente e 2.255 após 18 de julho (queda de 214 ocorrências). E, com relação aos registros de armas apreendidas, foram 126 contra 166, com aumento de 40 ocorrências.
Segundo informações da assessoria de imprensa da PM de Uberaba, o coronel Peres tem estado sempre à frente da tropa nas ocorrências de destaque. Além disso, outro fator que contribui para a redução da criminalidade foi o aumento da presença policial todos os dias nas ruas, com o intuito prevenir os crimes, abordando pessoas e veículos sob suspeita.
Quando o novo comandante assumiu, imediatamente foi deflagrada em todas as 30 cidades e quatro distritos da 5ª RPM a operação Passagem de Comando, que trouxe grandes resultados operacionais no que diz respeito às prisões e apreensões diversas.