ATUAÇÃO

Uberaba é alvo de operação que apreende 1,4 tonelada de fios de cobre em Minas

Publicado em 07/11/2025 às 09:09
Compartilhar

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG) concluíram, entre setembro e outubro, a segunda fase da Operação Circuito Fechado, voltada ao combate à receptação e ao comércio ilegal de fios de cobre e materiais metálicos. As ações foram realizadas em várias cidades do interior do Estado, incluindo Uberaba, Uberlândia e Araguari, no Triângulo Mineiro.

Segundo balanço divulgado pelas corporações, a operação resultou na apreensão de cerca de 1,4 tonelada de fios de cobre — o equivalente a quase 17 mil metros de material — e na prisão de 25 pessoas, sendo 22 em flagrante e três por mandado judicial.

O objetivo da ofensiva foi desarticular redes criminosas envolvidas em furtos e revendas de materiais metálicos, especialmente cabos de energia e telecomunicações, e reduzir os impactos desses crimes em serviços essenciais e na infraestrutura urbana. A escolha dos alvos foi feita com base em levantamentos das áreas de inteligência sobre o aumento de ocorrências desse tipo em várias cidades mineiras.

As ações incluíram fiscalizações em ferros-velhos e depósitos, abordagens a veículos e pessoas e checagem de materiais suspeitos, com o apoio de fiscais municipais e da vigilância sanitária. Em todo o Estado, foram fiscalizados 527 estabelecimentos, vistoriados 876 veículos e abordadas cerca de 1,1 mil pessoas. Também foram apreendidas cinco armas de fogo, 942 munições, R$ 14,1 mil em dinheiro e diversas ferramentas.

No Triângulo Mineiro, as operações se concentraram especialmente em Uberlândia, Uberaba e Araguari, cidades que registram crescimento nos furtos de cabos e equipamentos de energia. Ao todo, a operação mobilizou 892 militares e 366 viaturas.

A chefe do Centro de Jornalismo da PMMG, major Layla Brunnela, destacou que a ação é parte de um trabalho contínuo de integração entre forças de segurança.“A Polícia Militar está atenta e atuando de forma cirúrgica contra essa modalidade criminosa que prejudica a qualidade de vida da população. Nossas ações serão contínuas e periódicas em todo o Estado”, afirmou.

O Corpo de Bombeiros também participou das ações, com foco na fiscalização de segurança contra incêndio em ferros-velhos e depósitos de sucata. Segundo o porta-voz da corporação, tenente Henrique Barcellos, foram registradas 13 autuações, sendo cinco por falta do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e oito por ausência de medidas previstas em norma técnica. Apenas um estabelecimento estava regularizado.

“A atuação conjunta potencializa os resultados e reforça o compromisso do Estado com a prevenção e o combate à criminalidade”, destacou o tenente.A primeira fase da Operação Circuito Fechado foi realizada em junho e julho na Região Metropolitana de Belo Horizonte, quando foram apreendidos 220 quilos de fios de cobre e duas pessoas foram presas por receptação.

A PM e o Corpo de Bombeiros informaram que novas edições da operação serão realizadas de forma periódica em todo o Estado, com foco nas regiões com maior incidência de furtos e comércio irregular de materiais metálicos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por