EM BOA HORA

Abaixo da expectativa, Previne Brasil apresenta avanço tímido

Com a implantação do E-SUS no fim do ano passado, esperava-se melhoria nos índices na avaliação do programa no primeiro quadrimestre deste ano

Gisele Barcelos
Publicado em 05/09/2024 às 21:07Atualizado em 06/09/2024 às 07:27
Compartilhar
Indicadores do 3º quadrimestre de 2023 e 1º de 2024 (Fonte/Sisab)

Indicadores do 3º quadrimestre de 2023 e 1º de 2024 (Fonte/Sisab)

Indicadores do 3º quadrimestre de 2023 e 1º de 2024 (Fonte/Sisab)

Indicadores do 3º quadrimestre de 2023 e 1º de 2024 (Fonte/Sisab)

Apesar de expectativa com implantação do sistema E-SUS no ano passado, Uberaba apresentou avanço tímido no programa Previne Brasil. O melhor desempenho foi referente à cobertura vacinal, que subiu 15 pontos percentuais entre o fim de 2023 e o início deste ano. Outros quatro indicadores tiveram leve alta e uma categoria registrou pequena queda no período analisado.

O Previne Brasil é um programa federal que avalia, a cada quatro meses, serviços desenvolvidos pelas unidades de saúde da Atenção Básica para fazer o repasse do incentivo financeiro aos municípios. O programa monitora sete indicadores de saúde: as consultas de pré-natal, atendimento odontológico na gestação, realização de exames para sífilis e HIV em gestantes, cobertura de exames citopatológicos, vacinação, acompanhamento de pessoas hipertensas e solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.

A proporção de crianças de um ano de idade vacinadas na Atenção Primária contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por Haemophilus influenzae tipo b e Poliomielite inativada foi o indicador que mostrou o maior avanço no programa. Uberaba apresentava índice de 54% no último quadrimestre de 2023. O resultado subiu para 69% nos primeiros quatro meses deste ano. A meta federal é um percentual de 95%.

Apesar de discreta, houve melhora quanto ao índice referente à cobertura de exames citopatológicos. A proporção de mulheres com coleta de citopatológico subiu de 18% para 20% no período observado. Entretanto, a meta prevista pelo Ministério da Saúde era de 40%.

Também subiu o atendimento para aferição de pressão de pacientes hipertensos. O índice era de 22% no período de setembro a dezembro de 2023 e aumentou para 24% no primeiro quadrimestre deste ano. A meta federal é de 50%.

Além disso, houve pequeno crescimento no acompanhamento de pessoas com diabetes e no percentual de gestantes, com, pelo menos, seis consultas pré-natal realizadas. O índice de consultas com coleta de hemoglobina glicada foi de 16% para 17% no intervalo, enquanto as mulheres que realizaram o pré-natal subiram de 28% para 29%. Mesmo assim, seguem abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, de 50% e 45%, respectivamente.

Por outro lado, houve retração no critério referente a gestantes com a realização de exames para sífilis e HIV. O município tinha alcançado o índice de 48% no último quadrimestre de 2023. O desempenho caiu para 47% de janeiro a abril deste ano.

Já quanto ao índice de gestantes com atendimento odontológico, não houve alteração e o percentual ficou no mesmo patamar do fim do ano passado: 42%. Sendo assim, Uberaba continua sem alcançar a meta de 60% estabelecida pelo Ministério da Saúde.

PMU diz que indicadores não condizem com o cenário total da Saúde em Uberaba

Em nota, Secretaria Municipal de Saúde comparou o desempenho de Uberaba com outras cidades do mesmo porte em Minas Gerais e defendeu que resultados do programa Previne Brasil já mostram avanços na Atenção Básica.

No texto, a pasta posicionou que foi feita uma análise do ranking do último Previne Brasil atrelada ao número de habitantes e Uberaba ficou classificada em terceiro lugar entre os municípios com população entre 340 mil até 440 mil habitantes. Em breve conferência realizada pela reportagem do Jornal da Manhã, foi constatado que Minas conta com apenas três municípios nesta faixa populacional.

Segundo a nota, Uberaba ficou atrás apenas de Montes Claros (414 mil habitantes – 218ª no Previne Brasil) e Betim (411 mil habitantes – 768ª no Previne Brasil). Já a capital Belo Horizonte, que possui 2,3 milhões de habitantes, está ranqueada em 822ª no Previne Brasil.

A Secretaria Municipal de Saúde também argumentou que o Indicador Sintético Final (ISF) de Uberaba foi de 5,58 no último quadrimestre de 2023. Já no primeiro quadrimestre de 2024, a cidade alcançou o total de 6,11. “O que já representa um avanço, tendo em vista os desafios enfrentados pela Saúde. Ano passado, foi feita a troca do prontuário eletrônico e passamos a utilizar o sistema do Ministério da Saúde, o que oportunizou otimizar nossos resultados”, continua o texto.

Além disso, a pasta ressaltou que os indicadores do programa são importantes para a Atenção Básica, mas não condizem com o cenário total da Saúde. “Uberaba, por exemplo, é uma cidade que conta com 56 áreas de Estratégia de Saúde Familiar e que ainda precisa investir no Samu, nas UPAs e na manutenção do Hospital Regional. Ou seja, não temos a possibilidade de investir apenas nos indicadores como cidades que possuem um número reduzido de ESF”, apontou a nota.

A secretaria ainda manifestou que a equipe está acompanhando de perto os resultados do Previne Brasil e todos os profissionais da saúde seguem empenhados para conseguirem melhorar os indicadores e a assistência de saúde no Município nas próximas avaliações.

Conforme o texto, existe também a expectativa para melhora porque o governo federal instituiu uma nova metodologia do programa Previne Brasil, que será considerada a partir do segundo quadrimestre deste ano.

Ranqueamento. No ranking estadual do Programa Previne Brasil, Uberaba subiu da 792ª posição para o 788º lugar entre o fim de 2023 até o primeiro quadrimestre deste ano. No âmbito nacional, a cidade estava como 5242ª colocada e agora passou para 5202ª.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por