O prefeito Anderson Adauto (PMDB) discutiu ontem o projeto de produção, abate e a construção de um frigorífico de peixes criados em cativeiro, com o secretário de Agricultura, José Humberto Guimarães. A reunião contou com a participação de diversos pescadores de Uberaba e região. A proposta está dentro do projeto do Centro Integrado de Pesca Artesanal (Cipar), que inclui a implantação de uma unidade de processamento, beneficiamento, congelamento e distribuição do pescado.
Durante o encontro, a grande maioria dos pescadores manifestou as dificuldades no escoamento da produção para abatedores. Atualmente, a produção está estimada em três toneladas. Com a construção do abatedouro, a média de produção poderá chegar a mais de dez toneladas por dia.
A reunião também definiu três grupos de trabalho responsáveis pela produção, processamento e comercialização dos produtos com a implementação do Cipar. Conforme ficou acordado, os produtores deverão buscar parcerias com empresas que já estejam no mercado e que tenham experiência na área, para auxiliá-los.