INCOMUM

China formaliza denúncia contra Cabo Diego na Comissão de Ética

Marconi Lima
Publicado em 11/08/2025 às 22:10
Compartilhar
 (Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

Na tarde dessa segunda-feira (11), a assessoria jurídica do vereador Paulo César Soares, o China (PCdoB), protocolou representação na Comissão de Ética da Câmara Municipal de Uberaba (CMU) contra o vereador Cabo Diego Fabiano (DC), líder do governo no Legislativo.

China pede que o colegiado avalie a possibilidade de Cabo Diego ter cometido transgressão disciplinar. Segundo o parlamentar do PCdoB, durante o momento de explicação pessoal, o líder do governo o acusou de envolvimento em “boca de urna” nas eleições de 2020.

De acordo com a defesa de Cabo Diego, o fato foi registrado em Boletim de Ocorrência na época do pleito. Para China, as declarações tiveram a intenção de denegrir sua imagem, submetê-lo a constrangimento moral e exposição pública, configurando, na avaliação dele, possível violação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Durante pronunciamento na Tribuna Livre da CMU, China apresentou certidões negativas da Justiça Estadual e Federal, afirmando ser “ficha limpa” e reforçando que já recebeu sete mandatos da população.

A representação também cita que Cabo Diego teria acusado China de enviar mensagens a secretários municipais solicitando a contratação de indicados para cargos comissionados no Executivo. Segundo a denúncia, o líder do governo afirmou que, ao agir assim, o colega seria “o contrário do que aparenta” no plenário, onde declara “não ter rabo preso”.

Cabo Diego informou que aguardará intimação oficial para conhecer o conteúdo da representação antes de se manifestar formalmente. Ele chegou a pedir desculpas publicamente a China, que aceitou o pedido, disse não guardar mágoas, mas manteve a ação no Conselho e avalia, com advogado particular, possível ação judicial.

O jornalista Wellington Cardoso Ramos, titular da coluna FALANDO SÉRIO, do Jornal da Manhã, afirmou durante o JM News, na Rádio JM, ter apurado que a prefeita Elisa Araújo (PSD) e o secretário de Governo, Beethoven Oliveira, procuraram China para pedirem desculpas e afirmarem que não orientaram o líder do governo a agir dessa forma.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por