NEGOCIAÇÕES

Acordo de Mariana deve ser fechado até julho, espera Zema

A informação é do governador Romeu Zema (Novo), que falou à Rádio JM sobre o andamento da negociação no início do segundo mandato

Gisele Barcelos
Publicado em 16/01/2023 às 21:48Atualizado em 16/01/2023 às 22:27
Compartilhar
Apesar de entraves na negociação no ano passado, o governador afirmou estar otimista  (Foto/Divulgação)

Apesar de entraves na negociação no ano passado, o governador afirmou estar otimista (Foto/Divulgação)

Acordo para compensação pelo rompimento de barragem da Samarco em Mariana deve ser finalizado até julho deste ano. A informação é do governador Romeu Zema (Novo), que falou à Rádio JM sobre o andamento da negociação no início do segundo mandato.

O fechamento das negociações é aguardado com expectativa desde que o Governo de Minas confirmou a intenção de incluir o gasoduto até o Triângulo Mineiro entre obras que podem ser custeadas por meio do acordo para compensar os danos causados pelo rompimento de barragem.

Apesar de entraves na negociação no ano passado, o governador afirmou estar otimista em chegar a um consenso no primeiro semestre deste ano. “O acordo de Mariana está muito avançado, mas ainda não foi concluído. Temos cobrado a solução por parte do governo federal para que possamos concretizá-lo. É um acordo complexo e está sendo construído há anos, mas estamos muito otimistas que nesse primeiro semestre venha a ser concretizado. O processo está 95% concluído”, declarou.

Zema não especificou o valor que pode ser destinado no acordo à construção do gasoduto até o Triângulo, mas reforçou que considera a obra fundamental para atrair novos investimentos para a região e o compromisso em viabilizar o projeto. “Temos todo interesse que essa obra seja implantada na região. É importante para o desenvolvimento por trazer uma fonte de energia mais em conta. Estamos acompanhando o acordo de Mariana e teremos boas notícias em breve”, acrescentou.

O governador também adiantou que duas alternativas estão sendo consideradas para concretizar a chegada do gás até o Triângulo. Uma proposta seria seguir com o projeto do duto de São Carlos, discutido há mais de 10 anos. Outra possibilidade, segundo Zema, seria trazer o ramal de Divinópolis, pois a Gamig construirá um gasoduto de Betim até a cidade do Oeste de Minas. Os recursos para a obra foram, inclusive, viabilizados no acordo referente ao acidente em Brumadinho.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por