Adriano Espíndola (PSTU) e Tony Carlos (MDB) são os primeiros prefeitáveis a constar com pedido de registro de candidatura no sistema da Justiça Eleitoral. Junto com os respectivos companheiros de chapa, Simea Freitas (PSTU) e Franco Cartafina (PP), os dois ainda aguardam o julgamento dos processos.
Até o momento, a única movimentação foi o protocolo das certidões e documentos exigidos para a solicitação de registro junto à Justiça Eleitoral. Ainda não há manifestação do Ministério Público nos processos.
Além dos nomes na disputa da eleição majoritária, o sistema da Justiça Eleitoral também recebeu mais pedidos de registros de postulantes à vaga na Câmara Municipal.
Com protocolo dos processos referentes aos 22 integrantes da chapa proporcional do Podemos, agora 88 solicitações de registro estão à espera de deliberação da Justiça Eleitoral. A lista conta também com os pré-candidatos a vereador da Rede, do Novo e do PP.
O pedido de registro das candidaturas deve ser feito até 15 de agosto. A partir dessa data, a Justiça Eleitoral tem até 16 de setembro para o julgamento de todas as solicitações em primeira instância.
Mesmo sem o deferimento do registro, os candidatos já podem começar a propaganda eleitoral no dia 16 de agosto. Antes disso, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto podem ser consideradas irregulares e são passíveis de multa