Com a concessão para a iniciativa privada, aeroporto de Uberaba deve receber R$267,5 milhões em investimentos dentro de 30 anos (Foto/Arquivo JM)
Com planos de transição operacionais já aprovados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), nova concessionária deve assumir efetivamente a gestão dos aeroportos de Uberaba e de Uberlândia a partir do próximo mês.
A partir da validação do contrato e emissão da ordem de serviço no dia 5 de junho, foi aberto prazo para a concessionária apresentar os planos de transição operacional (PTOs) dos aeroportos, o que já foi cumprido pela empresa.
Após avaliação, a Anac aprovou o plano de transição do terminal de Uberaba no dia 3 de agosto. Já no dia 23 do mês passado, a agência deu aval para a proposta referente ao aeroporto de Uberlândia.
Com isso, teve início a fase de transição operacional, que ainda está em curso. Ao longo desse período, a concessionária acompanha as operações realizadas pela Infraero antes de assumir efetivamente a gestão. De acordo com informações da Anac, a previsão é de que a nova empresa esteja à frente das operações dos primeiros aeroportos do bloco a partir de outubro.
Segundo os critérios do contrato, Uberaba será um dos primeiros aeroportos a passar para a nova concessionária. Isso porque o termo estabelece que a empresa receberá inicialmente os equipamentos com menos de um milhão de passageiros ao ano. O terminal local tem uma média em torno de 100 mil passageiros anualmente. Desta forma, a Aena já realizou no primeiro semestre a contratação de pessoal para atuar na cidade.
Com a concessão para iniciativa privada, aeroporto de Uberaba deve receber R$267,5 milhões em investimentos dentro de 30 anos. O montante é o quinto maior entre os 11 terminais do bloco encabeçado pelo aeroporto de Congonhas.
Segundo dados do estudo de viabilidade técnica e econômica da sétima rodada de concessões do Ministério da Infraestrutura, 85% do investimento no aeroporto local deve ser feito já nos primeiros cinco anos de contrato. Com isso, a nova concessionária injetará R$227 milhões no terminal de Uberaba até 2028.
O contrato prevê nos primeiros 36 meses intervenções para ampliar a capacidade da estrutura para o embarque e desembarque de passageiros e, também, de despacho de bagagens no terminal de Uberaba, observando a demanda de projeto mínima de 220 passageiros por hora.
Os investimentos previstos também são para adequações na infraestrutura para que a pista do aeroporto local possa receber aeronaves da categoria 3C. Além dos ATR-72 já vistos no terminal, essa modalidade inclui aviões maiores, como o Airbus A318 e o Boeing 737-700.