O contrato de concessão foi assinado em março deste ano, porém, o termo foi efetivado apenas em junho
Aeroporto de Uberaba (Foto/Jairo Chagas)
De 10 de outubro até 30 de novembro, Aena assumirá efetivamente a administração dos 11 aeroportos arrematados na sétima rodada de concessões. O primeiro do bloco a passar para a gestão da empresa será o aeroporto de Uberlândia. Já o terminal de Uberaba passará a ser gerido pela nova concessionária somente a partir de novembro.
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As datas estão especificadas nos planos de tarifas aeroportuárias publicados no próprio site da Aena. Segundo o cronograma, até o fim do próximo mês, a empresa começará a administrar os terminais de Uberlândia (10 de outubro), Campo Grande (13 de outubro) e o aeroporto de Congonhas, em São Paulo (17 de outubro).
Depois, a Aena passará a gerir também os terminais sul-mato-grossenses de Ponta Porã e Corumbá, nos dias 7 e 10 de novembro, respectivamente. A transferência da gestão do aeroporto de Uberaba para a iniciativa privada está programada a partir de 13 de novembro. Já o terminal de Montes Claros será assumido pela empresa no dia 16 de novembro.
Nas duas semanas finais do mês, a empresa concluirá o processo e responderá oficialmente também por quatro aeroportos no estado do Pará (Marabá, Carajá, Santarém e Altamira).
O contrato de concessão foi assinado em março deste ano, porém, o termo foi efetivado apenas em junho. A demora se deu devido a um impasse sobre o pagamento da outorga. A Aena queria fazer por meio de precatórios, opção à qual o governo federal apresentou resistência. Por fim, a companhia quitou o compromisso em dinheiro para destravar o processo.
Após a validação do contrato, a concessionária apresentou os planos de transição operacional (PTOs) dos aeroportos, que foram aprovados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) no mês passado.
No momento, o aeroporto de Uberaba e os outros dez terminais do lote estão na fase de operação assistida. Ao longo desse período, a concessionária acompanha as operações realizadas pela Infraero antes de assumir efetivamente a gestão.
Para iniciar as atividades, a empresa fez visitas técnicas aos aeroportos com uma equipe de mais de 60 profissionais, que participaram de 40 reuniões com cerca de 100 stakeholders diferentes. Além disso, foram contratadas consultorias para o desenvolvimento de projetos de ampliação e modernização para cada aeroporto da concessão.
A Aena também já contratou mais de 260 colaboradores para atuarem nos novos aeroportos concedidos e promoveu quase 14 mil horas de treinamento à equipe que vai atuar nos terminais.