Vereador afirma que vai insistir em fiscalização mais atuante junto ao Procon nas agências bancárias. As agências precisam se adequar quando às medidas de segurança previstas na lei municipal 10.901 e 10.956. O não-cumprimento da legislação gera multa de R$10 mil para o banco.
No entanto, a maioria das agências ainda não aderiu às medidas de segurança. O vereador Afrânio Lara Resende (PP), em entrevista à Rádio JM, afirmou que chegou a conversar com o também vereador Samuel Pereira (PR), e no início do próximo ano vão ao Procon saber como está a fiscalização. “Vamos juntos ao órgão de defesa do consumidor saber o que tem sido feito de efetivo para que as agências se regularizem. Pois esta é uma questão de segurança”, completa.
Na segunda semana de dezembro uma reunião foi realizada com representantes das agências bancárias, o delegado Luiz Blanco, a chefe da polícia técnica Daniele Aquino e o capitão Wesley Rosa, representando o 4º Batalhão da Polícia Militar, quando foram reforçadas as obrigações das instituições financeiras quanto à segurança.
As leis preveem a instalação de câmeras de segurança dentro e fora das instituições, a instalação de divisórias separando a fila de espera dos clientes que estão sendo atendidos, colocação de cadeiras e disponibilização de pelo menos uma cadeira de rodas. A multa mínima para as agências que não cumprirem a legislação é de R$10 mil.