POLÍTICA

Aliados formam blocão de olho na Mesa Diretora da Câmara

Numa demonstração de força e poder de aglutinação, o PMDB anunciou ontem a formação de um megabloco partidário que inclui o PP, o PTB, o PR e o PSC, visando à atuação conjunta

Renata Gomide
Publicado em 17/11/2010 às 23:56Atualizado em 20/12/2022 às 03:11
Compartilhar

Numa demonstração de força e poder de aglutinação, o PMDB anunciou ontem a formação de um megabloco partidário que inclui o PP, o PTB, o PR e o PSC, visando à atuação conjunta para a próxima legislatura (2011-2015). O anúncio do blocão, que terá nada menos do que 202 deputados federais, chamou a atenção porque exclui o PT, embora o líder peemedebista na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN) tenha minimizado este fato.

“O bloco não dará um passo antes de ouvir a presidente eleita Dilma Rousseff. Esse bloco não é para confrontar nem conflitar, mas para coordenar os trabalhos nesta Casa e fora dela”, ressaltou Henrique Eduardo Alves. Contudo, nos bastidores o que se fala é que a estratégia liderada pelo parlamentar é isolar os petistas e ganhar força na corrida pela presidência da Câmara no ano que vem, posto que o PT não quer perder de jeito nenhum – e o PMDB quer manter.

Por enquanto o nome de Alves é consenso no blocão para ser o novo presidente da Casa, enquanto que pelo PT são candidatos Cândido Vaccarezza (SP), Marco Maia (RS), João Paulo Cunha (SP) e Arlindo Chinaglia (SP).

Donos da segunda maior bancada da Câmara, com 79 parlamentares, os peemedebistas lançaram mão do Regimento Interno da Casa para constituir esse blocão, revela o deputado federal reeleito Paulo Piau (PMDB). Ele foi claro ao dizer que existe um jogo de forças entre as legendas e que se seu partido não agir, o PT vai querer ficar com tudo – já tem a maior bancada, com 88 representantes – e pode levar a presidência. “O jogo tem que ser equilibrado, essa deve ser a dinâmica do Parlamento”, defende.

Outros. Sairá do blocão a indicação de outros nomes (dentro do quadro dos cinco partidos) para a formação da Mesa Diretora da Casa, diz Piau, lembrando que são vários cargos em aberto.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por