Após se reunir com representantes do Sindicato dos Educadores da Rede Municipal de Uberaba (Sindemu) para apresentar as alterações do Plano de Carreira do Magistério, o prefeito Anderson Adauto (PMDB) optou por aguardar a discussão com a categoria antes de encaminhar a proposta à Câmara de Vereadores. A discussão sobre o assunto ocorreu na noite de quinta-feira (13) com a presença das equipes da Educação, Administração e Fazenda. Também esteve presente o deputado estadual Adelmo Carneiro Leão (PT).
O prefeito garante que os questionamentos dos sindicalistas vão ampliar a proposta de discussão e serão considerados pela equipe técnica. “O objetivo é aprimorar a proposta”, diz. Caso aprovada, o impacto será de R$5,4 milhões por ano aos cofres públicos. Por outro lado, irá beneficiar mais de dois mil servidores.
A proposta prevê o cumprimento da legislação que estabelece o piso nacional do Magistério e obedece à Resolução do Conselho Nacional de Educação, que veda diferenciação salarial em virtude da etapa ou modalidade de atuação do profissional, mas prevê a valorização pela titulação acadêmica. Pela reformulação, ocorrerá a unificação das classes de P1 e P2 do magistério. Também irá criar a figura do Professor da Educação Básico e estabelecer alterações em outras carreiras da área.