NEGOCIAÇÃO

Aluguel do “Jockinho” à Prefeitura vai reduzir déficit atuarial do Ipserv

Gisele Barcelos
Publicado em 15/07/2023 às 18:03Atualizado em 16/07/2023 às 08:14
Compartilhar

Visita da prefeita Elisa Araújo ao prédio do antigo Jockey no inicio de 2022 (Foto/Reprodução/PMU)

Aluguel do prédio do Jockey Centro para a instalação da Secretaria de Defesa Social pode reduzir em 10% o déficit atuarial do Ipserv (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba). A estimativa é do presidente do órgão, Márcio Barros, que falou à Rádio JM sobre a negociação em andamento com a Prefeitura para formalizar o uso do espaço.

A doação do imóvel ao Ipserv foi aprovada no fim do governo passado e, na época, foi cogitado utilizar o espaço como sede do instituto. No entanto, Barros explicou que o prédio do Jockey Centro está em situação precária e seria necessário investimento alto para adequar a estrutura, mas o instituto não teria disponibilidade financeira para arcar com os custos de uma reforma desse porte.

Desta forma, o presidente do Ipserv apresentou uma proposta ao governo municipal para locação do prédio, que abrigaria a sede da Secretaria de Defesa Social. A Prefeitura arcaria com o custo da obra e o investimento realizado cobriria o aluguel por um prazo determinado. Após a amortização dos gastos, o valor da locação seria pago normalmente ao instituto e revertido em receita para o regime de previdência.

Barros salienta que, com a reforma, haveria a valorização do imóvel e o acordo representaria vantagens para o Ipserv ao continuar sendo proprietário do imóvel. “A gente vai ter um retorno de aluguel maior e vai causar um impacto na nossa avaliação atuarial muito significativa. Eu cheguei a fazer um cálculo que apontou que mais ou menos uns 10% do nosso déficit será equacionado nessa conta, só com esse imóvel”, disse.

Segundo o relatório apresentado em audiência pública da Secretaria da Fazenda neste ano, a despesa do Ipserv pode ser de R$1,759 milhão maior que as receitas do instituto a partir de 2034 se não forem adotadas providências para reduzir o déficit.

Além da questão financeira do Ipserv, o presidente do órgão ainda manifestou que o investimento na reforma do imóvel para abrigar a secretaria trará mais valorização para o centro da cidade.

A expectativa é a transferência da Secretaria de Defesa Social para o prédio do Jockey Centro ainda este ano, mas a obra de adequação do espaço não teve início até o momento e nem a licitação foi lançada. Justificando que se trata de um projeto complexo devido ao tamanho do imóvel, Barros assegurou que a Prefeitura não recuou quanto à proposta.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por